Aula sobre Transformacoes Nas Paisagens Naturais E Suas Consequencias

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Transformações nas paisagens naturais e suas consequências" é fundamental para que os alunos compreendam como as ações humanas impactam o meio ambiente e como isso pode afetar suas vidas. É importante entenderem que as paisagens naturais estão em constante transformação, mas que as ações humanas podem acelerar essas transformações e trazer consequências negativas para o meio ambiente e para as pessoas que dependem dele. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que estimula a criatividade e a colaboração dos alunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância dele para o meio ambiente e para as pessoas. Em seguida, explique como a metodologia Design Thinking será utilizada para trabalhar o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia. O objetivo é que entendam como as transformações nas paisagens naturais afetam as pessoas que vivem nesses lugares como, por exemplo, os problemas causados pelas inundações e enchentes em função daimpermeabilização do solo das áreas urbanas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos de 4 a 6 pessoas e pesquisar sobre as transformações nas paisagens naturais em diferentes lugares do mundo. Eles devem buscar informações sobre as consequências dessas transformações para o meio ambiente e para as pessoas que vivem nesses lugares.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados de sua pesquisa para a turma. Eles devem explicar as transformações nas paisagens naturais do lugar pesquisado, as consequências dessas transformações e como elas afetam as pessoas que vivem nesses lugares.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as transformações nas paisagens naturais e suas consequências.

  6. Etapa 6 - Criação de um infográfico

    Cada grupo deve criar e depois apresentar um infográfico sobre as transformações nas paisagens naturais e suas consequências. Eles devem utilizar as informações pesquisadas e apresentadas nas etapas anteriores para criar um material que possa ser utilizado por outras pessoas.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    O professor vai conduzir uma discussão final sobre as informações apresentadas e a importância de se compreender como as ações humanas impactam o meio ambiente e como isso pode afetar a vida de toda a comunidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração por meio da metodologia Design Thinking.
  • Conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente e sobre as consequências das transformações nas paisagens naturais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de empatia e do infográfico criado pelos alunos.
  • Compreensão dos alunos sobre as transformações nas paisagens naturais e suas consequências.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Thinking.
  • Orientar e estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Conduzir a discussão em grupo e orientar a criação do infográfico.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia.
  • Pesquisar em grupo sobre as transformações nas paisagens naturais em diferentes lugares do mundo.
  • Criar um infográfico sobre as transformações nas paisagens naturais e suas consequências.