Aula sobre Transformacoes Nas Paisagens Naturais E Suas Consequencias

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Transformações nas paisagens naturais e suas consequências" é de grande importância para a compreensão dos impactos que as atividades humanas têm sobre o meio ambiente. É possível encontrar exemplos desse tema no cotidiano dos estudantes, como a urbanização das cidades, a construção de estradas e a exploração de recursos naturais. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado, criando um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade de comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    O professor irá apresentar o tema e seus subtópicos, utilizando imagens e vídeos para ilustrar as transformações nas paisagens naturais e suas consequências. Os alunos deverão fazer anotações sobre o que foi apresentado.

  2. Etapa 2 - Pesquisa prévia

    Os alunos recebem como tarefa a leitura de um texto sobre as transformações nas paisagens naturais em sua região, utilizando fontes confiáveis como livros e sites de instituições governamentais. As descobertas devem ser registradas.

  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos

    A turma deve ser dividida em grupos de 4 a 5 alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Nos grupos os alunos deverão discutir as transformações nas paisagens naturais em sua região, comparando-as com outras regiões do Brasil e do mundo.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos modelos

    Os grupos apresentarão seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs, explicando suas escolhas e como avaliaram a atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor fará uma breve conclusão sobre o tema e sua importância, incentivando os alunos a refletirem sobre suas ações no meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Criatividade e coerência na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza e objetividade na apresentação do modelo de avaliação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Estimular a criatividade e a avaliação crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da discussão em grupo.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs coerente e criativo.
  • Apresentar o modelo de forma clara e objetiva.