Transformações químicas da matéria

Nesta aula de Ciências, vamos te ajudar a conhecer as transformações químicas da matéria. Fascinante, não é? Divirta-se! 😄


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    A imagem mostra um estudante fazendo um experimento. Qual é a evidência da ocorrência de uma transformação química?

    A) Mudança de cor.

    B) Liberação de um gás.

    C) Formação de um sólido.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A matéria está em constante transformação, e muitas vezes essas mudanças são resultado de reações químicas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as transformações químicas da matéria e como identificar evidências dessas transformações. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos de transformações químicas presentes no cotidiano dos alunos, como a queima de combustíveis fósseis, a fermentação de alimentos e a produção de produtos químicos utilizados em casa.
    Atividade completa
  4. 4. Rotação por estações:

    A química está presente em nossas vidas de muitas maneiras, desde a preparação de alimentos até a fabricação de medicamentos. Nesta aula, vamos explorar as transformações químicas da matéria, que ocorrem quando duas ou mais substâncias se combinam para formar uma nova substância. Vamos aprender a identificar evidências dessas transformações, como a mudança de cor, a liberação de gases ou o surgimento de um sólido. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por Estações, que permitirá que vocês trabalhem em grupos e realizem atividades diferentes.
    Atividade completa
  5. 5. Ensino Híbrido:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as transformações químicas da matéria, ou seja, como as substâncias podem mudar sua composição química e se transformar em outras substâncias. Esse é um tema muito importante, pois é fundamental para entendermos como funcionam muitos processos químicos que ocorrem no nosso dia a dia, como a digestão dos alimentos, a queima de combustíveis, entre outros.

    Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, a queima de uma vela, a oxidação de um metal, entre outros. É importante ressaltar que essas transformações químicas podem ser observadas através de evidências, como mudanças de cor, formação de gases ou precipitados, liberação ou absorção de calor, entre outras.

    Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Atividade completa
  6. 6. Cultura Maker:

    O tema "Transformações químicas da matéria" é muito presente em nosso cotidiano, mesmo que muitas vezes não percebamos. Desde cozinhar um alimento até a queima de combustíveis, tudo envolve a mudança da estrutura química dos materiais. Nesta aula, os alunos serão incentivados a identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    A aula de hoje será sobre "Transformações químicas da matéria". Vamos aprender a identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados. Esse tema é muito importante, pois está presente em nosso cotidiano, como por exemplo, na cozinha, quando misturamos ingredientes para fazer um bolo e ele assa e fica com uma consistência diferente. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Nesta aula, vamos estudar as transformações químicas da matéria, que são mudanças que ocorrem na composição dos materiais, resultando em produtos diferentes dos materiais originais. Essas transformações ocorrem em muitas situações do nosso cotidiano, como na cozinha, quando misturamos ingredientes para fazer um bolo, ou quando adicionamos vinagre ao bicarbonato de sódio para fazer uma reação química e gerar gás carbônico. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri para debaterem o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: