Aula sobre Transformacoes Quimicas Da Materia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A matéria está em constante transformação, e muitas vezes essas mudanças são resultado de reações químicas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as transformações químicas da matéria e como identificar evidências dessas transformações. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos de transformações químicas presentes no cotidiano dos alunos, como a queima de combustíveis fósseis, a fermentação de alimentos e a produção de produtos químicos utilizados em casa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são transformações químicas e sua importância no cotidiano. Os alunos podem ser convidados a compartilhar exemplos de transformações químicas que conhecem.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos são divididos em grupos e recebem a tarefa de pesquisar sobre diferentes tipos de transformações químicas. Eles devem identificar exemplos dessas transformações na vida cotidiana e como elas ocorrem.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Os alunos criam um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação para a apresentação dos resultados da pesquisa. Os critérios podem incluir organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo apresenta sua pesquisa para a turma, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, a turma discute os resultados das pesquisas e os exemplos apresentados, buscando identificar as evidências de transformações químicas presentes em cada um.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos realizam uma atividade prática em grupo, onde devem identificar evidências de transformações químicas em uma mistura de materiais. Por exemplo, mistura de ingredientes para fazer um bolo ou mistura de vinagre com bicarbonato de sódio.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais conceitos aprendidos e sua importância no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas.
  • Estimular a pesquisa e a construção de argumentos pelos alunos.
  • Promover a colaboração e a avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar com clareza os conceitos de transformações químicas.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante as atividades.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre diferentes tipos de transformações químicas.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Realizar apresentações e discutir os resultados das pesquisas com a turma.
  • Identificar evidências de transformações químicas em uma mistura de materiais.
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.