Aula sobre Transformacoes Quimicas Da Materia

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O tema "Transformações químicas da matéria" é muito presente em nosso cotidiano, mesmo que muitas vezes não percebamos. Desde cozinhar um alimento até a queima de combustíveis, tudo envolve a mudança da estrutura química dos materiais. Nesta aula, os alunos serão incentivados a identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com situações do cotidiano, como a queima de uma folha de papel; uma comida que estraga; um vinho que azeda; formação de gás na massa de um bolo ou de um pão.Será feita uma breve discussão em sala sobre o que os alunos já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução à metodologia Cultura Maker

    Apresente a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na aula. Os alunos serão incentivados a pensar em soluções criativas para o problema apresentado.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Os alunos, em grupos de 3 a 4 pessoas, definirão um problema relacionado ao tema e o registrarão no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos pensarão em soluções para o problema definido e registrarão no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Escolha da solução

    Os grupos escolherão a melhor solução para o problema e registrarão no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Aplicação da solução

    Os grupos aplicarão a solução escolhida e registrarão no diário de bordo as transformações químicas observadas.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará os resultados obtidos e as soluções encontradas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas.
  • Incentivar a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Aplicar a metodologia Cultura Maker para promover o engajamento e a participação dos alunos nas atividades propostas.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas.
  • Criatividade na definição do problema e na escolha da solução.
  • Qualidade do registro no diário de bordo.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados obtidos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com situações do cotidiano.
  • Explicar a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os alunos na definição do problema e na escolha da solução.
  • Estimular a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Identificar evidências de transformações químicas.
  • Pensar criativamente na definição do problema e na escolha da solução.
  • Registrar adequadamente as atividades no diário de bordo.