Aula sobre Transformacoes Quimicas Da Materia
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O tema "Transformações químicas da matéria" é muito presente em nosso cotidiano, mesmo que muitas vezes não percebamos. Desde cozinhar um alimento até a queima de combustíveis, tudo envolve a mudança da estrutura química dos materiais. Nesta aula, os alunos serão incentivados a identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com situações do cotidiano, como a queima de uma folha de papel; uma comida que estraga; um vinho que azeda; formação de gás na massa de um bolo ou de um pão.Será feita uma breve discussão em sala sobre o que os alunos já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Introdução à metodologia Cultura Maker
Apresente a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na aula. Os alunos serão incentivados a pensar em soluções criativas para o problema apresentado.Etapa 3 - Definição do problema
Os alunos, em grupos de 3 a 4 pessoas, definirão um problema relacionado ao tema e o registrarão no diário de bordo.Etapa 4 - Geração de alternativas
Os grupos pensarão em soluções para o problema definido e registrarão no diário de bordo.Etapa 5 - Escolha da solução
Os grupos escolherão a melhor solução para o problema e registrarão no diário de bordo.Etapa 6 - Aplicação da solução
Os grupos aplicarão a solução escolhida e registrarão no diário de bordo as transformações químicas observadas.Etapa 7 - Apresentação dos resultados
Cada grupo apresentará os resultados obtidos e as soluções encontradas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas.
- Incentivar a criatividade e o trabalho em grupo.
- Aplicar a metodologia Cultura Maker para promover o engajamento e a participação dos alunos nas atividades propostas.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
- Capacidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas.
- Criatividade na definição do problema e na escolha da solução.
- Qualidade do registro no diário de bordo.
- Apresentação clara e objetiva dos resultados obtidos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com situações do cotidiano.
- Explicar a metodologia Cultura Maker e como ela será aplicada na aula.
- Orientar os alunos na definição do problema e na escolha da solução.
- Estimular a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Identificar evidências de transformações químicas.
- Pensar criativamente na definição do problema e na escolha da solução.
- Registrar adequadamente as atividades no diário de bordo.