Aula sobre Transformacoes Quimicas Da Materia
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, a queima de uma vela, a oxidação de um metal, entre outros. É importante ressaltar que essas transformações químicas podem ser observadas através de evidências, como mudanças de cor, formação de gases ou precipitados, liberação ou absorção de calor, entre outras.
Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com uma pergunta aos alunos como "O que vocês sabem sobre transformações químicas da matéria?". Em seguida, os alunos preenchem o campo de Check-in em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 2 - Introdução teórica
Apresente uma breve introdução teórica sobre as transformações químicas, explicando o que são, como ocorrem e quais são as evidências que podemos observar. É importante que o professor utilize exemplos práticos para tornar a explicação mais didática e interessante.Etapa 3 - Atividade prática em grupo
Os alunos são divididos em grupos e realizam uma atividade prática, na qual devem misturar diferentes substâncias e observar as evidências de transformações químicas que ocorrem. Forneça materiais como vinagre, bicarbonato de sódio, água oxigenada, papel indicador, entre outros.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após a atividade prática, os grupos se reúnem para discutir as transformações químicas que observaram e as evidências que identificaram. Incentive o debate e a troca de ideias entre os alunos, estimulando a participação de todos.Etapa 5 - Síntese teórica
Apresente uma síntese teórica sobre as transformações químicas, destacando as principais evidências e conceitos abordados na aula. É importante que essa síntese seja clara e objetiva, para que os alunos possam fixar o conteúdo.Etapa 6 - Check-out
Os alunos preenchem o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo a pergunta "O que aprendi sobre transformações químicas da matéria hoje?".Etapa 7 - Lição de casa (opcional)
Proponha como lição de casa que os alunos realizem uma pesquisa sobre algum processo químico que ocorre no cotidiano e apresentem em sala de aula na próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, através da metodologia ativa Ensino Híbrido.
- Proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar em grupo e desenvolver habilidades sociais como a colaboração e a comunicação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Identificação correta das evidências de transformações químicas observadas na atividade prática.
- Compreensão dos conceitos teóricos apresentados pelo professor.
- Clareza e objetividade na apresentação da pesquisa sobre processos químicos (caso seja proposta como lição de casa).
- Preenchimento correto dos campos de Check-in e Check-out no template de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar uma introdução teórica clara e objetiva sobre as transformações químicas.
- Fornecer materiais e instruções claras para a atividade prática.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Apresentar uma síntese teórica sobre o tema no final da aula.
- Proporcionar feedbacks construtivos aos alunos durante as atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar a atividade prática em grupo e identificar as evidências de transformações químicas observadas.
- Participar das discussões em grupo e contribuir com ideias e opiniões.
- Preencher corretamente os campos de Check-in e Check-out no template de registro de aprendizagem.
- Realizar a pesquisa proposta como lição de casa (caso seja proposta).