Aula sobre Transformacoes Quimicas Da Materia

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, vamos estudar as transformações químicas da matéria, que são mudanças que ocorrem na composição dos materiais, resultando em produtos diferentes dos materiais originais. Essas transformações ocorrem em muitas situações do nosso cotidiano, como na cozinha, quando misturamos ingredientes para fazer um bolo, ou quando adicionamos vinagre ao bicarbonato de sódio para fazer uma reação química e gerar gás carbônico. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri para debaterem o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC). Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e público.

  2. Etapa 2 - Preparação dos grupos

    Cada grupo deve pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, coletar informações e argumentos que possam ser utilizados durante o debate. Forneça materiais de apoio, como livros, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Debate

    O grupo defensor apresenta seus argumentos e evidências sobre o tema, enquanto o grupo opositor apresenta seus contra-argumentos. A banca julgadora avalia os argumentos e evidências apresentados pelos grupos e toma uma decisão.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    O público deve discutir em grupo sobre as evidências apresentadas pelos grupos defensores e opositores e chegar a uma conclusão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação final

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões e argumentos finais sobre o tema. O professor deve mediar a discussão e fornecer feedbacks.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada na aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os pontos principais abordados e incentivando os alunos a continuar explorando o tema em suas vidas cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar evidências de transformações químicas a partir de misturas de materiais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e persuasão.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações relevantes.
  • Proporcionar uma atividade lúdica e interativa para o aprendizado dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Qualidade dos argumentos e evidências apresentados.
  • Capacidade de persuasão e argumentação.
  • Clareza e objetividade na apresentação das conclusões.
  • Reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e o debate entre os grupos.
  • Fornecer feedbacks e orientações aos alunos.
  • Estimular a participação ativa e colaboração em grupo.
  • Fornecer materiais de apoio relevantes para o tema.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Pesquisar e coletar informações relevantes sobre o tema.
  • Apresentar argumentos e evidências de forma clara e objetiva.
  • Colaborar em grupo e participar ativamente do debate.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem.
  • Concluir as atividades propostas e apresentar as conclusões finais.