Aula sobre Transformacoes Quimicas Da Materia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A química está presente em nossas vidas de muitas maneiras, desde a preparação de alimentos até a fabricação de medicamentos. Nesta aula, vamos explorar as transformações químicas da matéria, que ocorrem quando duas ou mais substâncias se combinam para formar uma nova substância. Vamos aprender a identificar evidências dessas transformações, como a mudança de cor, a liberação de gases ou o surgimento de um sólido. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por Estações, que permitirá que vocês trabalhem em grupos e realizem atividades diferentes.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique o objetivo da aula. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Observação de transformações químicas

    Os alunos irão observar diferentes reações químicas e registrar as mudanças que ocorrem. Por exemplo, eles podem misturar bicarbonato de sódio com vinagre e observar a liberação de gás carbônico. Os alunos também podem observar a oxidação de uma maçã, que escurece quando exposta ao ar. Incentive os alunos a fazerem perguntas e registrar suas observações.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Experimento de transformação química

    Os alunos irão realizar um experimento de transformação química. Por exemplo, eles podem misturar água, vinagre e bicarbonato de sódio para criar uma reação efervescente. Oriente os alunos na realização do experimento e incentive a observação das mudanças que ocorrem.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Atividade de identificação de transformações químicas

    Os alunos irão receber uma lista de misturas de substâncias e deverão identificar quais delas resultam em uma transformação química. Por exemplo, eles podem listar a mistura de açúcar e água, a mistura de sal e água e a mistura de bicarbonato de sódio e farinha. Incentive a discussão em grupo e a justificativa das respostas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna os alunos e faça uma discussão geral sobre as transformações químicas que foram observadas e realizadas nas estações. Os alunos devem compartilhar suas observações e conclusões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas.
  • Estimular a curiosidade e a investigação científica.
  • Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das evidências de transformações químicas.
  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Registro adequado das observações e experimentos realizados.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e os objetivos da aula.
  • Orientar e acompanhar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a discussão e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer uma síntese das observações e conclusões dos alunos.

Ações do aluno

  • Observar e registrar as mudanças que ocorrem nas transformações químicas.
  • Realizar experimentos e identificar as mudanças que ocorrem.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.