Aula sobre Transformacoes Quimicas Da Materia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula de hoje será sobre "Transformações químicas da matéria". Vamos aprender a identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados. Esse tema é muito importante, pois está presente em nosso cotidiano, como por exemplo, na cozinha, quando misturamos ingredientes para fazer um bolo e ele assa e fica com uma consistência diferente. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema e explique a importância de identificar as transformações químicas da matéria. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre os exemplos de transformações químicas apresentados no vídeo. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente alguns exemplos práticos de transformações químicas, como a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, que produz gás carbônico. Os alunos poderão fazer a experiência em grupos e observar as transformações.

  4. Etapa 4 - Criação do template Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão o template Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template e discutir sobre as transformações químicas observadas na experiência.

  6. Etapa 6 - Síntese final

    Faça uma síntese final sobre o tema e reforce a importância de identificar as transformações químicas da matéria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para promover o aprendizado significativo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Criação do template Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e objetiva.
  • Apresentação do template com exemplos práticos e didáticos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre as transformações químicas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar o template Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e objetiva.
  • Apresentar o template com exemplos práticos e didáticos.