Aula sobre Transformacoes Quimicas Da Materia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula de hoje será sobre "Transformações químicas da matéria". Vamos aprender a identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados. Esse tema é muito importante, pois está presente em nosso cotidiano, como por exemplo, na cozinha, quando misturamos ingredientes para fazer um bolo e ele assa e fica com uma consistência diferente. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Apresente o tema e explique a importância de identificar as transformações químicas da matéria. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o assunto.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e discutirão sobre os exemplos de transformações químicas apresentados no vídeo. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 3 - Exemplos práticos
Apresente alguns exemplos práticos de transformações químicas, como a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, que produz gás carbônico. Os alunos poderão fazer a experiência em grupos e observar as transformações.Etapa 4 - Criação do template Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos criarão o template Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template e discutir sobre as transformações químicas observadas na experiência.Etapa 6 - Síntese final
Faça uma síntese final sobre o tema e reforce a importância de identificar as transformações químicas da matéria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para promover o aprendizado significativo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Criação do template Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e objetiva.
- Apresentação do template com exemplos práticos e didáticos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre as transformações químicas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar o template Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e objetiva.
- Apresentar o template com exemplos práticos e didáticos.