Aula sobre Transformacoes Quimicas No Cotidiano

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Nesta aula, serão estudadas as transformações químicas no cotidiano. Vamos explorar como as substâncias podem se transformar em outras a partir de reações químicas. Esse tema é importante porque nos ajuda a entender como muitos processos naturais e artificiais acontecem, como a digestão dos alimentos, a combustão de combustíveis, a produção de medicamentos e muito mais. Alguns exemplos práticos que podemos citar são a mistura de ingredientes para fazer um bolo, a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio para produzir gás carbônico e a queima de uma vela. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas e criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique como as transformações químicas acontecem no cotidiano. Cite alguns exemplos práticos, como os mencionados na contextualização.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente um problema para os alunos resolverem em grupo. O problema pode ser algo como "como é possível transformar água em vinho?" ou "como é possível fazer um vulcão entrar em erupção?" O objetivo é fazer com que os alunos pensem em possíveis reações químicas que possam explicar esses fenômenos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos realizam uma pesquisa em grupo para encontrar informações sobre as possíveis reações químicas que podem explicar o problema apresentado na etapa anterior. Eles podem utilizar livros, internet e outros recursos para encontrar as informações necessárias.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresenta suas descobertas para a turma e discute as possíveis soluções para o problema apresentado. Medie a discussão e ajude os alunos a entenderem melhor as reações químicas envolvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente alguns exemplos práticos de transformações químicas que acontecem no cotidiano, como a fermentação do pão, a combustão de um motor a gasolina e a produção de sabão. Explique como essas transformações ocorrem e quais são os produtos finais.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos preenchem o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”. Eles devem avaliar a atividade e apontar o que foi bom, o que foi ruim e o que pode ser melhorado na próxima vez.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a aula e destaca as principais descobertas e aprendizados dos alunos. Indique algumas atividades complementares para que os alunos continuem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em pesquisar e buscar informações sobre um determinado tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em identificar as transformações químicas envolvidas nos exemplos práticos apresentados.
  • Criatividade e originalidade na resolução do problema apresentado na etapa 2.
  • Qualidade do preenchimento do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar as discussões e ajudar os alunos a compreender melhor as reações químicas envolvidas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e destacar os principais aprendizados dos alunos.
  • Indicar atividades complementares para que os alunos continuem explorando o tema em casa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as pesquisas em grupo e buscar informações relevantes sobre o tema.
  • Identificar as transformações químicas envolvidas nos exemplos práticos apresentados.
  • Resolver o problema apresentado na etapa 2 de forma criativa e original.
  • Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com as avaliações pertinentes.