Aula sobre Transformacoes Quimicas No Cotidiano

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As transformações químicas estão presentes em nosso cotidiano de diversas formas, desde a preparação dos alimentos até a produção de medicamentos e materiais para construção. Nesta aula, vamos explorar como as transformações químicas ocorrem e como podemos identificá-las através dos resultados de misturas de materiais. Para isso, será utilizada a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo contendo campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, em grupos, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a aula explicando o que são transformações químicas e como elas ocorrem no cotidiano. Em seguida, apresente exemplos práticos como a mistura de ingredientes para fazer um bolo, a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, entre outros.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e criação do diário de bordo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre transformações químicas

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre um tema relacionado a transformações químicas no cotidiano, como a produção de medicamentos, a fabricação de materiais para construção, entre outros. Oriente os alunos na escolha dos temas e na busca por informações confiáveis.

  4. Etapa 4 - Elaboração de propostas de solução

    Com base na pesquisa realizada, os grupos devem elaborar propostas de solução para a transformação química escolhida. O objetivo é que os alunos apliquem os conceitos aprendidos e desenvolvam a habilidade de identificar problemas e propor soluções.

  5. Etapa 5 - Apresentação das propostas

    Cada grupo deve apresentar suas propostas de solução para a transformação química escolhida. Incentive a participação e o debate entre os alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre as transformações químicas no cotidiano e como elas podem ser identificadas. Incentive os alunos a compartilhar suas descobertas e a refletir sobre a importância desses conhecimentos para suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações confiáveis.
  • Desenvolver a habilidade de identificar problemas e propor soluções.
  • Incentivar a participação e o debate entre os alunos.
  • Refletir sobre a importância dos conhecimentos adquiridos para o cotidiano dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na elaboração das propostas de solução.
  • Criatividade e originalidade das propostas apresentadas.
  • Coerência e argumentação na apresentação das propostas.
  • Participação ativa na discussão final.
  • Qualidade e organização do diário de bordo produzido pelo grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos temas de pesquisa.
  • Estimular a busca por informações confiáveis.
  • Incentivar a participação e o debate entre os alunos.
  • Conduzir a discussão final para estimular a reflexão e a aplicação dos conceitos aprendidos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da elaboração das propostas de solução.
  • Apresentar propostas criativas e originais.
  • Argumentar de forma coerente na apresentação das propostas.
  • Participar ativamente da discussão final.
  • Produzir um diário de bordo de qualidade e organizado.