Aula sobre Transformacoes Quimicas No Cotidiano

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tema "Transformações químicas no cotidiano" é muito presente em nosso dia a dia, desde a preparação de alimentos até a limpeza da casa. É importante que os alunos compreendam como essas transformações ocorrem e como elas são importantes para a nossa vida. Nesta aula, os estudantes irão desenvolver um mapa conceitual usando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, que irá ajudá-los a compreender de maneira mais clara as transformações químicas que ocorrem em nosso cotidiano.

Aprendizagem Entre Pares


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Transformações químicas no cotidiano", explicando o que são transformações químicas e dando exemplos de como elas ocorrem em nosso dia a dia, como a preparação de alimentos e a limpeza da casa.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em duplas

    Divida a turma em duplas, explicando que cada dupla irá trabalhar em um mapa conceitual sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual - Nível 1

    As duplas irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 4 sub-ideias, contendo exemplos práticos de transformações químicas que ocorrem no cotidiano.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais - Nível 1

    As duplas irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias.

  5. Etapa 5 - Criação do mapa conceitual - Nível 2

    As duplas irão criar um novo mapa conceitual, aprofundando as sub-ideias criadas anteriormente, adicionando mais 4 sub-ideias em cada uma delas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais - Nível 2

    As duplas irão apresentar seus mapas conceituais de nível 2 para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias, bem como as sub-ideias adicionais criadas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando a importância das transformações químicas no cotidiano e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas no cotidiano.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Trabalhar a colaboração entre os alunos na metodologia Aprendizagem Entre Pares.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema apresentado.
  • Clareza e organização do mapa conceitual.
  • Participação na apresentação dos mapas conceituais.
  • Colaboração com o colega na criação do mapa conceitual.
  • Criatividade na adição de sub-ideias no mapa conceitual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Estimular a participação de todos os alunos na aula.
  • Dar feedbacks construtivos durante a apresentação dos mapas conceituais.
  • Encorajar a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
  • Colaborar com o colega na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e organizada.
  • Participar ativamente na apresentação dos mapas conceituais.
  • Dar feedbacks construtivos aos colegas durante a apresentação dos mapas conceituais.