Aula sobre Transformacoes Quimicas No Cotidiano

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Transformações químicas estão presentes em nosso cotidiano, desde a preparação de alimentos até a combustão de combustíveis. É importante que os alunos do 6º ano do ensino fundamental compreendam essas transformações e como são importantes para nossa vida. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, que nos ajudará a entender como as transformações químicas afetam as pessoas em seu dia a dia.

Exemplos práticos:

- Preparação de alimentos (mistura de ingredientes para fazer um bolo)

- Combustão de combustíveis (queima de lenha para cozinhar)

- Oxidação de metais (ferrugem em objetos de ferro)

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema "Transformações químicas no cotidiano" e os objetivos da aula. Incentive os alunos a participar ativamente da aula, fazendo perguntas e compartilhando suas experiências.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher cada campo com informações sobre as transformações químicas que afetam as pessoas em seu cotidiano.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia. Eles deverão compartilhar suas experiências e ouvir as experiências dos colegas.

  4. Etapa 4 - Identificação de evidências de transformações químicas

    Os alunos irão identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados. Eles poderão utilizar exemplos práticos apresentados pelo professor ou trazidos por eles próprios.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os alunos irão apresentar os resultados da atividade e as evidências de transformações químicas encontradas. Faça perguntas e comentários para enriquecer a discussão.

  6. Etapa 6 - Avaliação da aprendizagem

    Avalie a aprendizagem dos alunos a partir dos critérios definidos na seção 4.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e convidando os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de experiências entre os alunos
  • Promover a reflexão sobre a importância das transformações químicas em nosso cotidiano

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia
  • Identificação correta de evidências de transformações químicas
  • Contribuição para a discussão em grupo
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados
  • Compreensão do tema e dos objetivos da aula

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia
  • Estimular a discussão em grupo
  • Apresentar exemplos práticos para auxiliar na identificação de evidências de transformações químicas
  • Avaliar a aprendizagem dos alunos

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula
  • Criar o mapa de empatia
  • Contribuir para a discussão em grupo
  • Identificar evidências de transformações químicas
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva