Aula sobre Transformacoes Quimicas No Cotidiano
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Transformações químicas no cotidiano" é presente em diversas situações do dia a dia dos estudantes, como na cozinha, na limpeza da casa, no uso de medicamentos e cosméticos, entre outros. A ideia é que os alunos compreendam que as transformações químicas estão presentes em todos os lugares e que muitas vezes são imperceptíveis. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos serão divididos em grupos para defender e argumentar sobre o tema e seus subtópicos.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema "Transformações químicas no cotidiano" e sua importância. Em seguida, contextualize com exemplos práticos como a mistura de ingredientes para fazer um bolo ou a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio.Etapa 2 - Organização dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação. Cada grupo terá uma função específica no debate.Etapa 3 - Preparação dos grupos
Os grupos defensor e opositor terão 15 minutos para preparar seus argumentos e contra-argumentos. Já a banca julgadora terá 10 minutos para preparar as perguntas que farão aos grupos defensor e opositor.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos e contra-argumentos. Em seguida, a banca julgadora fará perguntas aos grupos e os observadores farão suas anotações.Etapa 5 - Deliberação da banca julgadora
A banca julgadora terá 10 minutos para deliberar sobre qual grupo apresentou os melhores argumentos e contra-argumentos.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o debate e a importância das transformações químicas no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados.
- Estimular o trabalho em equipe e a capacidade de argumentação dos alunos.
- Promover o debate crítico e a reflexão sobre a importância das transformações químicas no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade dos argumentos e contra-argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Habilidade em responder às perguntas da banca julgadora.
- Observações feitas pelos alunos do grupo de observação.
- Cooperação e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Organizar os grupos e orientá-los sobre suas funções no debate.
- Estimular a participação ativa de todos os alunos durante o debate.
- Fazer perguntas que estimulem a reflexão dos alunos sobre o tema.
- Encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre o debate e a importância das transformações químicas no cotidiano.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate.
- Preparar argumentos e contra-argumentos de forma clara e objetiva.
- Responder às perguntas da banca julgadora de forma clara e objetiva.
- Observar atentamente o debate e fazer anotações relevantes.
- Cooperar e trabalhar em equipe.