Aula sobre Transformacoes Quimicas No Cotidiano

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Transformações químicas no cotidiano" é presente em diversas situações do dia a dia dos estudantes, como na cozinha, na limpeza da casa, no uso de medicamentos e cosméticos, entre outros. A ideia é que os alunos compreendam que as transformações químicas estão presentes em todos os lugares e que muitas vezes são imperceptíveis. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos serão divididos em grupos para defender e argumentar sobre o tema e seus subtópicos.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Transformações químicas no cotidiano" e sua importância. Em seguida, contextualize com exemplos práticos como a mistura de ingredientes para fazer um bolo ou a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação. Cada grupo terá uma função específica no debate.

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    Os grupos defensor e opositor terão 15 minutos para preparar seus argumentos e contra-argumentos. Já a banca julgadora terá 10 minutos para preparar as perguntas que farão aos grupos defensor e opositor.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos e contra-argumentos. Em seguida, a banca julgadora fará perguntas aos grupos e os observadores farão suas anotações.

  5. Etapa 5 - Deliberação da banca julgadora

    A banca julgadora terá 10 minutos para deliberar sobre qual grupo apresentou os melhores argumentos e contra-argumentos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o debate e a importância das transformações químicas no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados.
  • Estimular o trabalho em equipe e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Promover o debate crítico e a reflexão sobre a importância das transformações químicas no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos e contra-argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Habilidade em responder às perguntas da banca julgadora.
  • Observações feitas pelos alunos do grupo de observação.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Organizar os grupos e orientá-los sobre suas funções no debate.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos durante o debate.
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão dos alunos sobre o tema.
  • Encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre o debate e a importância das transformações químicas no cotidiano.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Preparar argumentos e contra-argumentos de forma clara e objetiva.
  • Responder às perguntas da banca julgadora de forma clara e objetiva.
  • Observar atentamente o debate e fazer anotações relevantes.
  • Cooperar e trabalhar em equipe.