Aula sobre Transformacoes Quimicas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
As transformações químicas são mudanças que ocorrem na matéria, resultando em novas substâncias com propriedades diferentes das originais. Essas transformações ocorrem em nosso cotidiano e são importantes para várias áreas do conhecimento, como a medicina, a indústria, a agricultura, entre outras. Apresente exemplos práticos aos alunos, como a queima de combustíveis fósseis, a fermentação do açúcar na produção de pão e cerveja, a reação entre ácido e base na produção de sabão, entre outros.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Apresentar o tema e explicar a importância das transformações químicas no nosso cotidiano. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Definição do projeto
Cada grupo deverá escolher um exemplo prático de transformação química para desenvolver o projeto.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos deverão realizar pesquisas sobre o exemplo escolhido, buscando informações sobre os reagentes, produtos, condições de temperatura e pressão, entre outras informações relevantes.Etapa 4 - Construção do template de avaliação por pares
Os grupos deverão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar seu projeto para a turma, utilizando recursos como cartazes, maquetes, desenhos, entre outros.Etapa 6 - Avaliação
Após cada apresentação, os demais grupos deverão avaliar o projeto apresentado, utilizando o template criado na etapa 4.Etapa 7 - Conclusão
Fazer uma reflexão com a turma sobre a importância das transformações químicas e como elas impactam em nosso cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
- Trabalhar a habilidade de comunicação e apresentação.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância das transformações químicas.
- Orientar os grupos na escolha do exemplo prático e na realização da pesquisa.
- Auxiliar na construção do template de avaliação por pares.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fazer uma reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Escolher um exemplo prático de transformação química.
- Realizar a pesquisa sobre o exemplo escolhido.
- Criar o template de avaliação por pares.
- Apresentar o projeto utilizando recursos analógicos.
- Avaliar os projetos apresentados pelos demais grupos.