Aula sobre Transformacoes Quimicas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As transformações químicas são mudanças que ocorrem na matéria, resultando em novas substâncias com propriedades diferentes das originais. Essas transformações ocorrem em nosso cotidiano e são importantes para várias áreas do conhecimento, como a medicina, a indústria, a agricultura, entre outras. Apresente exemplos práticos aos alunos, como a queima de combustíveis fósseis, a fermentação do açúcar na produção de pão e cerveja, a reação entre ácido e base na produção de sabão, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresentar o tema e explicar a importância das transformações químicas no nosso cotidiano. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Definição do projeto

    Cada grupo deverá escolher um exemplo prático de transformação química para desenvolver o projeto.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos deverão realizar pesquisas sobre o exemplo escolhido, buscando informações sobre os reagentes, produtos, condições de temperatura e pressão, entre outras informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Construção do template de avaliação por pares

    Os grupos deverão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu projeto para a turma, utilizando recursos como cartazes, maquetes, desenhos, entre outros.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Após cada apresentação, os demais grupos deverão avaliar o projeto apresentado, utilizando o template criado na etapa 4.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Fazer uma reflexão com a turma sobre a importância das transformações químicas e como elas impactam em nosso cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria e reconhecer sua evolução histórica.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Trabalhar a habilidade de comunicação e apresentação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância das transformações químicas.
  • Orientar os grupos na escolha do exemplo prático e na realização da pesquisa.
  • Auxiliar na construção do template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fazer uma reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Escolher um exemplo prático de transformação química.
  • Realizar a pesquisa sobre o exemplo escolhido.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar o projeto utilizando recursos analógicos.
  • Avaliar os projetos apresentados pelos demais grupos.