Aula sobre Transformacoes Quimicas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O estudo sobre Transformações Químicas possibilita aos alunos compreenderem como ocorrem as transformações químicas, suas aplicações práticas e como a evolução histórica do conhecimento químico influenciou a nossa vida. Para exemplificar as transformações químicas, podemos utilizar o processo de combustão da madeira. A queima da madeira é uma transformação química que libera energia na forma de calor e luz.
Etapa 1 - Entender
\- Apresentar o tema "Transformações Químicas" e pedir para que os alunos pesquisem sobre o assunto em livros, enciclopédias ou outros recursos disponíveis.\- O objetivo é que os alunos compreendam o que são transformações químicas, suas características e exemplos práticos.
Etapa 2 - Esboçar
\- Os alunos devem criar um template de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar.Etapa 3 - Decidir
\- Os alunos devem escolher um exemplo prático de transformação química para apresentar em sala de aula.Etapa 4 - Prototipar
\- Os alunos devem criar um modelo de experimento para demonstrar a transformação química escolhida.Etapa 5 - Testar
\- Os alunos devem apresentar o experimento criado em sala de aula.Etapa 6 - Avaliar
\- Avalie a participação e o desempenho dos alunos em cada etapa da atividadeEtapa 7 - Refletir
\- Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam durante a aula\- O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de reflexão e autoavaliação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
- Estimular a criatividade e a tomada de decisão.
- Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação de resultados.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Criatividade na criação do modelo de Design Sprint.
- Coerência com o tema proposto nas escolhas e decisões tomadas.
- Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Apresentar o tema "Transformações Químicas".
- Orientar os alunos na pesquisa sobre o tema.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos em cada etapa da metodologia ativa Design Sprint.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema "Transformações Químicas".
- Criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas.
- Escolher um exemplo prático de transformação química.
- Criar um modelo de experimento analógico para demonstrar a transformação química escolhida.
- Apresentar o experimento analógico criado em sala de aula.