Aula sobre Transformacoes Quimicas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O estudo sobre Transformações Químicas possibilita aos alunos compreenderem como ocorrem as transformações químicas, suas aplicações práticas e como a evolução histórica do conhecimento químico influenciou a nossa vida. Para exemplificar as transformações químicas, podemos utilizar o processo de combustão da madeira. A queima da madeira é uma transformação química que libera energia na forma de calor e luz.

  1. Etapa 1 - Entender

    \- Apresentar o tema "Transformações Químicas" e pedir para que os alunos pesquisem sobre o assunto em livros, enciclopédias ou outros recursos disponíveis.

    \- O objetivo é que os alunos compreendam o que são transformações químicas, suas características e exemplos práticos.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    \- Os alunos devem criar um template de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar.

  3. Etapa 3 - Decidir

    \- Os alunos devem escolher um exemplo prático de transformação química para apresentar em sala de aula.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    \- Os alunos devem criar um modelo de experimento para demonstrar a transformação química escolhida.

  5. Etapa 5 - Testar

    \- Os alunos devem apresentar o experimento criado em sala de aula.

  6. Etapa 6 - Avaliar

    \- Avalie a participação e o desempenho dos alunos em cada etapa da atividade

  7. Etapa 7 - Refletir

    \- Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam durante a aula

    \- O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de reflexão e autoavaliação.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
  • Estimular a criatividade e a tomada de decisão.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação de resultados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade na criação do modelo de Design Sprint.
  • Coerência com o tema proposto nas escolhas e decisões tomadas.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "Transformações Químicas".
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre o tema.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos em cada etapa da metodologia ativa Design Sprint.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema "Transformações Químicas".
  • Criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas.
  • Escolher um exemplo prático de transformação química.
  • Criar um modelo de experimento analógico para demonstrar a transformação química escolhida.
  • Apresentar o experimento analógico criado em sala de aula.