Aula sobre Transformacoes Quimicas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As transformações químicas são processos que alteram a composição química das substâncias, resultando em novas substâncias. Elas estão presentes em diversas atividades do nosso dia a dia, como na cozinha, na produção de medicamentos, na fabricação de materiais, entre outras. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

  1. Etapa 1 - Empatia

    \- Explique aos alunos o que é um mapa de empatia e apresente um exemplo.

    \- Divida a turma em grupos e peça que criem um mapa de empatia para um personagem fictício que trabalha em uma cozinha industrial. Os campos a serem preenchidos são: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

    \- Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma.


  2. Etapa 2 - Definição

    \- A partir dos mapas de empatia apresentados, os alunos devem identificar as principais necessidades e desafios do personagem em relação às transformações químicas no ambiente de trabalho.

  3. Etapa 3 - Ideação

    \- Divida a turma em grupos e peça que criem um experimento simples que ilustre uma transformação química relacionada às necessidades e desafios identificados na etapa anterior.

    \- Os grupos devem apresentar suas ideias para a turma e escolher uma para desenvolver na próxima etapa.


  4. Etapa 4 - Prototipação

    \- Com base na ideia escolhida, os grupos devem criar um protótipo do experimento utilizando materiais diversificados disponíveis na sala de aula.

    \- Oriente e auxilie os alunos na construção dos protótipos.


  5. Etapa 5 - Teste

    \- Cada grupo deve apresentar seu protótipo para a turma e realizar o experimento. Durante a apresentação, os alunos devem explicar o processo de transformação química que ocorre no experimento.

  6. Etapa 6 - Implementação

    \- Os grupos devem apresentar sugestões de como aplicar o experimento em uma cozinha industrial para otimizar o processo de produção.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    \- Os alunos devem avaliar o processo de criação do experimento e do protótipo, identificando pontos positivos e negativos e sugerindo melhorias.

    \- Avalie os alunos com base nos critérios de avaliação definidos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de observação, análise e síntese.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia e da ideia de experimento proposta.
  • Qualidade do protótipo e da apresentação do experimento.
  • Capacidade de explicar o processo de transformação química que ocorre no experimento.
  • Participação na avaliação do processo de criação do experimento e do protótipo.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na construção dos mapas de empatia.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Orientar e auxiliar os alunos na construção dos protótipos.
  • Avaliar os alunos com base nos critérios definidos.
  • Propor exemplos práticos que possam apoiar o desenvolvimento da atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar um mapa de empatia que reflita as necessidades e desafios do personagem fictício.
  • Propor uma ideia de experimento que ilustre uma transformação química relacionada às necessidades e desafios identificados.
  • Construir um protótipo do experimento utilizando materiais analógicos disponíveis na sala de aula.
  • Avaliar o processo de criação do experimento e do protótipo.