Aula sobre Transformacoes Quimicas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Para começar a aula, apresente alguns exemplos de transformações químicas que ocorrem no nosso dia a dia, como a queima de um papel, a oxidação do ferro ou a fermentação do pão. É importante destacar que essas transformações envolvem alterações na estrutura das moléculas e na composição dos átomos.

  1. Etapa 1 - Estudo de Caso

    Apresente aos alunos um estudo de caso envolvendo uma transformação química, por exemplo, a produção de açúcar a partir da cana-de-açúcar. Peça para os alunos identificarem as etapas do processo e as transformações químicas envolvidas.

  2. Etapa 2 - Criação do Infográfico

    Divida a turma em grupos e peça para criarem um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas sobre o estudo de caso. Cada grupo deve criar um infográfico diferente, abordando aspectos diferentes do processo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre as transformações químicas envolvidas no processo de produção de açúcar, buscando informações em livros, revistas e sites confiáveis.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do Infográfico

    Com base nas informações coletadas na pesquisa, os alunos devem preencher as lacunas do infográfico criado.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu infográfico para a turma, explicando as transformações químicas envolvidas no processo de produção de açúcar.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, promova uma discussão com os alunos sobre as transformações químicas apresentadas e sua importância no nosso dia a dia.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a atividade considerando os critérios a seguir.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
  • Compreender as transformações químicas envolvidas no processo de produção de açúcar a partir da cana-de-açúcar.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das transformações químicas envolvidas no processo de produção de açúcar.
  • Qualidade do infográfico criado.
  • Participação na pesquisa e no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentação dos exemplos de transformações químicas no início da aula.
  • Orientação na criação do infográfico.
  • Promoção da discussão sobre as transformações químicas.

Ações do aluno

  • Participação na pesquisa sobre as transformações químicas.
  • Criação do infográfico.
  • Apresentação do infográfico para a turma.