Aula sobre Transformacoes Quimicas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Você pode começar contextualizando o tema das transformações químicas, explicando a importância do assunto para o cotidiano dos alunos, como as reações químicas ocorrem em diversas situações como na cozinha, na produção de medicamentos, no meio ambiente, entre outros. Você pode utilizar exemplos práticos para exemplificar as transformações químicas, como a queima de uma vela, a fermentação do pão, a oxidação do ferro, entre outros.

  1. Etapa 1 -

    Selecionar materiais para os alunos estudarem antes da aula, como textos, vídeos, infográficos, entre outros, que ajudem a compreender o tema das transformações químicas.

  2. Etapa 2 -

    Durante a aula os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", para avaliar a atividade. Após, você deverá dividir a turma em grupos e fornecer os materiais para cada grupo, como revistas, jornais, gibis, entre outros. Cada grupo deve buscar imagens que exemplifiquem transformações químicas e preencher o template com informações relevantes. Oriente os alunos e ajude-os com as dúvidas que surgirem durante a atividade.

  3. Etapa 3 -

    Após a aula, os alunos devem socializar os resultados do template e debater sobre as transformações químicas, suas aplicações e implicações na vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
  • Compreender a importância das transformações químicas no cotidiano.
  • Desenvolver a criatividade e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das transformações químicas nas imagens selecionadas.
  • Participação ativa e colaborativa na atividade em grupo.
  • Preenchimento adequado do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Selecionar materiais para a pré-aula.
  • Dividir a turma em grupos e fornecer materiais analógicos para a atividade em sala.
  • Orientar os alunos durante a atividade.
  • Estimular o debate durante a socialização dos resultados.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks.

Ações do aluno

  • Estudar os materiais selecionados pelo professor antes da aula.
  • Trabalhar em grupo na atividade em sala.
  • Selecionar imagens que exemplifiquem transformações químicas.
  • Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com informações relevantes.
  • Participar ativamente do debate durante a socialização dos resultados.