Transitividade verbal

O assunto dessa aula de Português é transitividade verbal. Acompanhe o vídeo e bons estudos!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O verbo que precisa de um complemento para ter sentido é o:

    A) Verbo intransitivo.

    B) Verbo de ligação.

    C) Verbo transitivo.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Rotação por estações:

    A transitividade verbal é um tema importante na língua portuguesa, pois permite compreender como os verbos se relacionam com seus complementos. É possível encontrar exemplos de transitividade verbal em textos literários, notícias, redes sociais e até mesmo em conversas cotidianas. Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo por meio da metodologia ativa Rotação por estações. A metodologia ativa permitirá que os alunos desenvolvam suas habilidades de forma mais dinâmica e participativa.
    Atividade completa
  4. 4. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A transitividade verbal é um tema importante na língua portuguesa e está presente em diversos textos, desde os mais simples até os mais complexos. É necessário que os alunos compreendam como as palavras se relacionam na oração e como isso afeta o sentido do texto. Nesta atividade, será aplicada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.
    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    A transitividade verbal é um assunto muito importante para a compreensão da língua portuguesa. Ela está presente em diversos textos e situações do cotidiano, como em conversas, notícias, livros, entre outros. A transitividade verbal é a relação que se estabelece entre o verbo e seus complementos, ou seja, é a maneira como o verbo se relaciona com os outros termos da oração. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Cultura Maker:

    A transitividade verbal é um tema muito importante na língua portuguesa, pois está presente em todos os tipos de texto e comunicação. Ela se refere à relação entre o verbo e seus complementos, ou seja, se o verbo precisa de um objeto para completar seu sentido ou não. Essa relação pode ser direta ou indireta e é fundamental para a compreensão do que se está falando ou escrevendo. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo com o problema, geração de alternativas e solução, em grupo, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  7. 7. Design Sprint:

    A transitividade verbal é um tema muito presente em nosso cotidiano, pois está relacionado à forma como nos comunicamos e expressamos nossas ideias. É importante que os alunos compreendam a diferença entre verbos transitivos e intransitivos e como identificar a transitividade verbal em uma oração. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia Design Sprint para que os alunos possam criar um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  8. 8. Ensino Híbrido:

    Transitividade verbal é um tema importante para a compreensão da língua portuguesa. É a partir dela que podemos entender a relação entre o sujeito e o verbo em uma oração. É importante destacar que o verbo pode ser transitivo direto, transitivo indireto ou transitivo direto e indireto. Por exemplo, na frase "Eu comprei um livro", o verbo "comprei" é transitivo direto, pois possui um objeto direto, que é "um livro". Já na frase "Eu falei com ela", o verbo "falei" é transitivo indireto, pois possui um objeto indireto, que é "com ela".

    Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos possam identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: