Aula sobre Transitividade Verbal

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A transitividade verbal é um tema muito importante na língua portuguesa, pois está presente em todos os tipos de texto e comunicação. Ela se refere à relação entre o verbo e seus complementos, ou seja, se o verbo precisa de um objeto para completar seu sentido ou não. Essa relação pode ser direta ou indireta e é fundamental para a compreensão do que se está falando ou escrevendo. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo com o problema, geração de alternativas e solução, em grupo, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A transitividade verbal é um tema muito importante na língua portuguesa, pois está presente em todos os tipos de texto e comunicação. Ela se refere à relação entre o verbo e seus complementos, ou seja, se o verbo precisa de um objeto para completar seu sentido ou não. Essa relação pode ser direta ou indireta e é fundamental para a compreensão do que se está falando ou escrevendo. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo com o problema, geração de alternativas e solução, em grupo, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema e contextualização

    Inicia a atividade explicando o que é transitividade verbal e como ela se relaciona com a língua portuguesa. Em seguida, apresente exemplos práticos de como essa relação pode ser encontrada em textos do cotidiano dos alunos, como notícias, propagandas, músicas, entre outros.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre a transitividade verbal, levantando dúvidas e exemplos próprios. Circule pela sala, auxiliando e esclarecendo as dúvidas que surgirem.

  4. Etapa 4 - Construção do diário de bordo

    Os grupos deverão criar um diário de bordo com exemplos sobre um tema relacionado à transitividade verbal, escolhido pelo professor. O diário deverá conter exemplos práticos e didáticos sobre o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, explicando o tema escolhido e os exemplos práticos. Os outros alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Cada aluno deverá escolher um texto de sua preferência e identificar as orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo. Em seguida, deverá escrever uma pequena explicação sobre a transitividade verbal presente em cada oração.

  7. Etapa 7 - Fechamento da atividade

    Faça um breve resumo da atividade e reforce a importância da transitividade verbal para a compreensão da língua portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a transitividade verbal em textos lidos e produções próprias.
  • Estimular o trabalho em grupo e a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa Cultura Maker para tornar a atividade mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Qualidade e criatividade do diário de bordo.
  • Identificação correta da transitividade verbal no texto escolhido.
  • Clareza e objetividade na explicação das orações identificadas.
  • Participação nas apresentações dos diários de bordo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema da atividade.
  • Auxiliar os alunos na construção do diário de bordo.
  • Estimular a participação e a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Fazer perguntas que instiguem a reflexão e o aprendizado.
  • Avaliar e dar feedbacks individuais e coletivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Contribuir para a construção do diário de bordo.
  • Identificar corretamente a transitividade verbal no texto escolhido.
  • Escrever uma explicação clara e objetiva sobre as orações identificadas.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma de forma clara e objetiva.