Aula sobre Transitividade Verbal

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A transitividade verbal é um tema muito presente em nosso cotidiano, pois está relacionado à forma como nos comunicamos e expressamos nossas ideias. É importante que os alunos compreendam a diferença entre verbos transitivos e intransitivos e como identificar a transitividade verbal em uma oração. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia Design Sprint para que os alunos possam criar um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A transitividade verbal é um tema muito presente em nosso cotidiano, pois está relacionado à forma como nos comunicamos e expressamos nossas ideias. É importante que os alunos compreendam a diferença entre verbos transitivos e intransitivos e como identificar a transitividade verbal em uma oração. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia Design Sprint para que os alunos possam criar um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Entender

    Explique aos alunos o que é transitividade verbal, a diferença entre verbos transitivos e intransitivos e como identificar a transitividade verbal em uma oração.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço de como poderão identificar a transitividade verbal em uma oração. Eles podem utilizar exemplos de frases que conhecem ou criar novas frases.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Em grupo, os alunos irão decidir quais são as melhores formas de identificar a transitividade verbal em uma oração e criar um modelo para essa identificação.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo do modelo de identificação de transitividade verbal criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão testar o protótipo criado na etapa anterior e avaliar se ele é eficiente na identificação de transitividade verbal em uma oração.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Peça que os alunos avaliem o modelo criado para identificar a transitividade nas orações e avalie o processo de construção durante o momento de correção.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a transitividade verbal em uma oração.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover o uso da metodologia Design Sprint como uma forma de aprendizado ativo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas etapas do Design Sprint.
  • Eficiência do modelo criado na identificação de transitividade verbal em uma oração.
  • Criatividade e originalidade na criação do modelo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conceito de transitividade verbal.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de identificação de transitividade verbal.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas etapas do Design Sprint.

Ações do aluno

  • Identificar exemplos de frases que contenham verbos transitivos e intransitivos.
  • Criar um esboço de como identificar a transitividade verbal em uma oração.
  • Colaborar com os colegas na criação do modelo de identificação de transitividade verbal.