Aula sobre Transitividade Verbal
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A transitividade verbal é um tema muito presente em nosso cotidiano, pois está relacionado à forma como nos comunicamos e expressamos nossas ideias. É importante que os alunos compreendam a diferença entre verbos transitivos e intransitivos e como identificar a transitividade verbal em uma oração. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia Design Sprint para que os alunos possam criar um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
A transitividade verbal é um tema muito presente em nosso cotidiano, pois está relacionado à forma como nos comunicamos e expressamos nossas ideias. É importante que os alunos compreendam a diferença entre verbos transitivos e intransitivos e como identificar a transitividade verbal em uma oração. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia Design Sprint para que os alunos possam criar um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Entender
Explique aos alunos o que é transitividade verbal, a diferença entre verbos transitivos e intransitivos e como identificar a transitividade verbal em uma oração.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão criar um esboço de como poderão identificar a transitividade verbal em uma oração. Eles podem utilizar exemplos de frases que conhecem ou criar novas frases.Etapa 4 - Decidir
Em grupo, os alunos irão decidir quais são as melhores formas de identificar a transitividade verbal em uma oração e criar um modelo para essa identificação.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão criar um protótipo do modelo de identificação de transitividade verbal criado na etapa anterior.Etapa 6 - Testar
Os alunos irão testar o protótipo criado na etapa anterior e avaliar se ele é eficiente na identificação de transitividade verbal em uma oração.Etapa 7 - Encerramento
Peça que os alunos avaliem o modelo criado para identificar a transitividade nas orações e avalie o processo de construção durante o momento de correção.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a transitividade verbal em uma oração.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover o uso da metodologia Design Sprint como uma forma de aprendizado ativo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas etapas do Design Sprint.
- Eficiência do modelo criado na identificação de transitividade verbal em uma oração.
- Criatividade e originalidade na criação do modelo.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o conceito de transitividade verbal.
- Orientar os alunos na criação do modelo de identificação de transitividade verbal.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas etapas do Design Sprint.
Ações do aluno
- Identificar exemplos de frases que contenham verbos transitivos e intransitivos.
- Criar um esboço de como identificar a transitividade verbal em uma oração.
- Colaborar com os colegas na criação do modelo de identificação de transitividade verbal.