Aula sobre Transitividade Verbal
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos possam identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.
Etapa 1 - Contextualização
Transitividade verbal é um tema importante para a compreensão da língua portuguesa. É a partir dela que podemos entender a relação entre o sujeito e o verbo em uma oração. É importante destacar que o verbo pode ser transitivo direto, transitivo indireto ou transitivo direto e indireto. Por exemplo, na frase "Eu comprei um livro", o verbo "comprei" é transitivo direto, pois possui um objeto direto, que é "um livro". Já na frase "Eu falei com ela", o verbo "falei" é transitivo indireto, pois possui um objeto indireto, que é "com ela".Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos possam identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.
Etapa 2 - Check-in
Apresente o tema e peça aos alunos que registrem no modelo de registro de aprendizagem o que já sabem sobre transitividade verbal e suas estruturas.Etapa 3 - Explanação
Explique as diferentes estruturas de transitividade verbal, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos deverão registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 4 - Atividade em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de frases para analisar e identificar a estrutura de transitividade verbal presente em cada uma delas. Os grupos deverão registrar suas análises no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 5 - Socialização
Cada grupo apresentará suas análises para a turma e o você irá comentar e corrigir possíveis erros. Os alunos deverão registrar as correções no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 6 - Produção textual
Os alunos deverão produzir um texto em que utilizem pelo menos uma estrutura de transitividade verbal. Oriente e corrija os textos produzidos. Os alunos deverão registrar as correções no modelo de registro de aprendizagem.Etapa 7 - Check-out
Os alunos deverão registrar no modelo de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre transitividade verbal e suas estruturas durante a atividade.Etapa 8 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos durante a atividade, a qualidade das análises produzidas pelos grupos e a produção textual dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as diferentes estruturas de transitividade verbal.
- Estimular a participação e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de produção textual dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos durante a atividade.
- Qualidade das análises produzidas pelos grupos.
- Produção textual dos alunos.
- Registro correto das informações no modelo de registro de aprendizagem.
- Domínio do conteúdo apresentado.
Ações do professor
- Apresentar o tema da atividade.
- Explicar as diferentes estruturas de transitividade verbal.
- Orientar e corrigir as atividades dos alunos.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.
- Estimular a participação e o trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.
- Analisar as frases em grupo e registrar as análises no modelo de registro de aprendizagem.
- Produzir um texto em que utilizem pelo menos uma estrutura de transitividade verbal.
- Participar das atividades em grupo.
- Registrar no modelo de registro de aprendizagem o que aprenderam durante a atividade.