Aula sobre Transitividade Verbal

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Transitividade verbal é um tema importante para a compreensão da língua portuguesa. É a partir dela que podemos entender a relação entre o sujeito e o verbo em uma oração. É importante destacar que o verbo pode ser transitivo direto, transitivo indireto ou transitivo direto e indireto. Por exemplo, na frase "Eu comprei um livro", o verbo "comprei" é transitivo direto, pois possui um objeto direto, que é "um livro". Já na frase "Eu falei com ela", o verbo "falei" é transitivo indireto, pois possui um objeto indireto, que é "com ela".

Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos possam identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.


  1. Etapa 1 - Contextualização

    Transitividade verbal é um tema importante para a compreensão da língua portuguesa. É a partir dela que podemos entender a relação entre o sujeito e o verbo em uma oração. É importante destacar que o verbo pode ser transitivo direto, transitivo indireto ou transitivo direto e indireto. Por exemplo, na frase "Eu comprei um livro", o verbo "comprei" é transitivo direto, pois possui um objeto direto, que é "um livro". Já na frase "Eu falei com ela", o verbo "falei" é transitivo indireto, pois possui um objeto indireto, que é "com ela".

    Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, em que os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos possam identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.


  2. Etapa 2 - Check-in

    Apresente o tema e peça aos alunos que registrem no modelo de registro de aprendizagem o que já sabem sobre transitividade verbal e suas estruturas.

  3. Etapa 3 - Explanação

    Explique as diferentes estruturas de transitividade verbal, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos deverão registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de frases para analisar e identificar a estrutura de transitividade verbal presente em cada uma delas. Os grupos deverão registrar suas análises no modelo de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Cada grupo apresentará suas análises para a turma e o você irá comentar e corrigir possíveis erros. Os alunos deverão registrar as correções no modelo de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Os alunos deverão produzir um texto em que utilizem pelo menos uma estrutura de transitividade verbal. Oriente e corrija os textos produzidos. Os alunos deverão registrar as correções no modelo de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos deverão registrar no modelo de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre transitividade verbal e suas estruturas durante a atividade.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a atividade, a qualidade das análises produzidas pelos grupos e a produção textual dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as diferentes estruturas de transitividade verbal.
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de produção textual dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos durante a atividade.
  • Qualidade das análises produzidas pelos grupos.
  • Produção textual dos alunos.
  • Registro correto das informações no modelo de registro de aprendizagem.
  • Domínio do conteúdo apresentado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da atividade.
  • Explicar as diferentes estruturas de transitividade verbal.
  • Orientar e corrigir as atividades dos alunos.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Registrar as informações no modelo de registro de aprendizagem.
  • Analisar as frases em grupo e registrar as análises no modelo de registro de aprendizagem.
  • Produzir um texto em que utilizem pelo menos uma estrutura de transitividade verbal.
  • Participar das atividades em grupo.
  • Registrar no modelo de registro de aprendizagem o que aprenderam durante a atividade.