Aula sobre Transitividade Verbal

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A transitividade verbal é um tema importante na língua portuguesa e está presente em diversos textos, desde os mais simples até os mais complexos. É necessário que os alunos compreendam como as palavras se relacionam na oração e como isso afeta o sentido do texto. Nesta atividade, será aplicada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A transitividade verbal é um tema importante na língua portuguesa e está presente em diversos textos, desde os mais simples até os mais complexos. É necessário que os alunos compreendam como as palavras se relacionam na oração e como isso afeta o sentido do texto. Nesta atividade, será aplicada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema da transitividade verbal, explicando o que é e como funciona. Será usado exemplos práticos e didáticos para que os alunos compreendam melhor.

  3. Etapa 3 - Debate em Grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão discutir sobre a transitividade verbal, levantando dúvidas e questionamentos. Circule pelas mesas para auxiliar e oriente os grupos.

  4. Etapa 4 - Criação do Modelo

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem pensar em critérios para avaliar o conhecimento e a compreensão do tema, bem como a capacidade de aplicar esse conhecimento em exemplos práticos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Modelos

    Os grupos irão apresentar seus modelos para a turma, explicando os critérios que escolheram e como eles se relacionam com o tema da transitividade verbal.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    A turma irá discutir sobre os modelos apresentados, avaliando os critérios e debatendo sobre a importância de cada um deles.

  7. Etapa 7 - Aplicação dos Modelos

    Os alunos irão aplicar os modelos criados em exemplos práticos de transitividade verbal, como frases e pequenos textos. Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão da atividade, reforçando os conceitos aprendidos e destacando a importância da transitividade verbal na língua portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Promover a participação ativa dos alunos na atividade, por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de transitividade verbal.
  • Capacidade de aplicar o conhecimento em exemplos práticos.
  • Criatividade na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Uso correto da língua portuguesa na aplicação dos modelos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da transitividade verbal.
  • Auxiliar e orientar os grupos durante o debate.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na aplicação dos modelos.
  • Concluir a atividade, reforçando os conceitos aprendidos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica.
  • Apresentar o modelo criado para a turma.
  • Aplicar os modelos em exemplos práticos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.