Aula sobre Transitividade Verbal
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A transitividade verbal é um tema importante na língua portuguesa e está presente em diversos textos, desde os mais simples até os mais complexos. É necessário que os alunos compreendam como as palavras se relacionam na oração e como isso afeta o sentido do texto. Nesta atividade, será aplicada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.
Etapa 1 - Contextualização
A transitividade verbal é um tema importante na língua portuguesa e está presente em diversos textos, desde os mais simples até os mais complexos. É necessário que os alunos compreendam como as palavras se relacionam na oração e como isso afeta o sentido do texto. Nesta atividade, será aplicada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema da transitividade verbal, explicando o que é e como funciona. Será usado exemplos práticos e didáticos para que os alunos compreendam melhor.Etapa 3 - Debate em Grupo
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão discutir sobre a transitividade verbal, levantando dúvidas e questionamentos. Circule pelas mesas para auxiliar e oriente os grupos.Etapa 4 - Criação do Modelo
Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo critérios para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem pensar em critérios para avaliar o conhecimento e a compreensão do tema, bem como a capacidade de aplicar esse conhecimento em exemplos práticos.Etapa 5 - Apresentação dos Modelos
Os grupos irão apresentar seus modelos para a turma, explicando os critérios que escolheram e como eles se relacionam com o tema da transitividade verbal.Etapa 6 - Discussão em Grupo
A turma irá discutir sobre os modelos apresentados, avaliando os critérios e debatendo sobre a importância de cada um deles.Etapa 7 - Aplicação dos Modelos
Os alunos irão aplicar os modelos criados em exemplos práticos de transitividade verbal, como frases e pequenos textos. Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma conclusão da atividade, reforçando os conceitos aprendidos e destacando a importância da transitividade verbal na língua portuguesa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
- Promover a participação ativa dos alunos na atividade, por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
Critérios de avaliação
- Compreensão do conceito de transitividade verbal.
- Capacidade de aplicar o conhecimento em exemplos práticos.
- Criatividade na criação do modelo de avaliação por rubrica.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Uso correto da língua portuguesa na aplicação dos modelos.
Ações do professor
- Introduzir o tema da transitividade verbal.
- Auxiliar e orientar os grupos durante o debate.
- Avaliar o desempenho dos alunos na aplicação dos modelos.
- Concluir a atividade, reforçando os conceitos aprendidos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica.
- Apresentar o modelo criado para a turma.
- Aplicar os modelos em exemplos práticos.
- Participar ativamente da discussão em grupo.