Aula sobre Transitividade Verbal

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A transitividade verbal é um tema importante na língua portuguesa, pois permite compreender como os verbos se relacionam com seus complementos. É possível encontrar exemplos de transitividade verbal em textos literários, notícias, redes sociais e até mesmo em conversas cotidianas. Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo por meio da metodologia ativa Rotação por estações. A metodologia ativa permitirá que os alunos desenvolvam suas habilidades de forma mais dinâmica e participativa.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A transitividade verbal é um tema importante na língua portuguesa, pois permite compreender como os verbos se relacionam com seus complementos. É possível encontrar exemplos de transitividade verbal em textos literários, notícias, redes sociais e até mesmo em conversas cotidianas. Nesta atividade, os alunos irão aprender a identificar orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo por meio da metodologia ativa Rotação por estações. A metodologia ativa permitirá que os alunos desenvolvam suas habilidades de forma mais dinâmica e participativa.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da transitividade verbal na língua portuguesa. Em seguida, divida a turma em três grupos e explicar a metodologia Rotação por estações.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Leitura e identificação

    Nesta estação, os alunos irão ler um texto e identificar as orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo. Disponibilize textos literários ou notícias para a atividade.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Produção textual

    Nesta estação, os alunos irão produzir um texto com orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo. Forneça um tema ou deixe que os alunos escolham.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Jogo de cartas

    Nesta estação, os alunos irão jogar um jogo de cartas em que deverão identificar as orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo. Crie o jogo ou utilizar algum já existente.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Ao final das estações, os alunos irão socializar o que aprenderam e discutir as dúvidas que surgiram durante as atividades.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a importância da transitividade verbal na língua portuguesa e como os alunos podem aplicar esse conhecimento em suas produções textuais.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a atividade agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância da prática para o desenvolvimento das habilidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a interação e cooperação entre os alunos durante as atividades.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.
  • Qualidade da produção textual com o uso correto da transitividade verbal.
  • Participação ativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Explicar claramente as atividades e a metodologia utilizada.
  • Auxiliar os alunos durante as atividades e sanar dúvidas.
  • Conduzir a reflexão final sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Cooperar com os colegas durante as atividades.
  • Identificar e corrigir seus próprios erros durante as atividades.