Aula sobre Transitividade Verbal

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A transitividade verbal é um assunto muito importante para a compreensão da língua portuguesa. Ela está presente em diversos textos e situações do cotidiano, como em conversas, notícias, livros, entre outros. A transitividade verbal é a relação que se estabelece entre o verbo e seus complementos, ou seja, é a maneira como o verbo se relaciona com os outros termos da oração. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A transitividade verbal é um assunto muito importante para a compreensão da língua portuguesa. Ela está presente em diversos textos e situações do cotidiano, como em conversas, notícias, livros, entre outros. A transitividade verbal é a relação que se estabelece entre o verbo e seus complementos, ou seja, é a maneira como o verbo se relaciona com os outros termos da oração. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a atividade apresentando o tema e explicando o que é transitividade verbal. Em seguida, serão exibidos exemplos de frases com verbos transitivos, intransitivos e de ligação. Contextualize o tema, mostrando como ele é importante para a compreensão da língua portuguesa e como pode ser aplicado no cotidiano.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre transitividade verbal, que será disponibilizado previamente pelo professor. O vídeo deverá ser curto e objetivo, com cerca de 5 minutos de duração. Os alunos deverão anotar as ideias principais do vídeo.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre transitividade verbal, contendo uma ideia central e 8 exemplos, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos (sendo um para verbos intransitivos e outro para verbos transitivos). O mapa deverá ser criado em grupos de 4 alunos e deverá ser entregue ao professor ao final da aula.

  5. Etapa 5 - Exposição dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias principais e os subtópicos abordados. Avalie a qualidade dos mapas e a compreensão dos alunos sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Exercícios práticos

    Os alunos deverão realizar exercícios práticos sobre transitividade verbal, que serão disponibilizados pelo professor. Os exercícios deverão ser resolvidos individualmente e entregues ao final da aula.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as respostas dos exercícios práticos e esclarecer eventuais dúvidas sobre o tema.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a atividade reforçando os conceitos abordados e a importância da transitividade verbal para a compreensão da língua portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aprendizagem de forma ativa e participativa.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Compreensão dos alunos sobre o tema abordado.
  • Desempenho dos alunos nos exercícios práticos propostos.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva.
  • Disponibilizar materiais de apoio para os alunos.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre transitividade verbal.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema em grupo.
  • Realizar os exercícios práticos propostos pelo professor.