Aula sobre Transmissao E Recepcao De Imagem E Som
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta aula, vamos abordar o tema "Transmissão e recepção de imagem e som". Esse é um assunto muito presente em nosso cotidiano, pois estamos constantemente em contato com tecnologias que transmitem e recebem informações audiovisuais, como televisores, celulares e computadores. Além disso, entender como funciona a transmissão e recepção de imagem e som é fundamental para compreendermos como a luz e o som se propagam e como podemos manipulá-los. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Aprendizagem Entre Pares
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância de entender como funciona a transmissão e recepção de imagem e som. Em seguida, divida os alunos em duplas para a realização da atividade.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Cada dupla receberá uma folha em branco para criar um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Circule pela sala para auxiliar os alunos na elaboração do mapa.Etapa 3 - Discussão em grupo
Após a criação dos mapas conceituais, os alunos se reunirão em grupos maiores para discutir suas ideias e comparar seus mapas. O objetivo é que eles percebam as semelhanças e diferenças entre os mapas e ampliem seu conhecimento sobre o tema.Etapa 4 - Exemplos práticos
O professor apresentará alguns exemplos práticos de transmissão e recepção de imagem e som, como a televisão, o rádio e o celular. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os exemplos apresentados.Etapa 5 - Experimento
Para fixar o conteúdo, os alunos realizarão um experimento em que irão evidenciar que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina. Forneça os materiais necessários para o experimento.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada dupla irá apresentar seu mapa conceitual e explicar como chegaram às suas conclusões. Avalie a participação e o conhecimento dos alunos durante a apresentação.Etapa 7 - Feedback
Forneça feedback para os alunos sobre a atividade realizada e esclarecer possíveis dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar e executar experimentos.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de organizar ideias e informações em um mapa conceitual.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
- Qualidade do mapa conceitual criado pela dupla.
- Desempenho dos alunos durante o experimento.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de entendê-lo.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Apresentar exemplos práticos e fornecer os materiais necessários para o experimento.
- Avaliar a participação e o conhecimento dos alunos durante as atividades.
- Dar um feedback para os alunos sobre a atividade realizada.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Realizar o experimento proposto.
- Apresentar o mapa conceitual criado e explicar como chegaram às suas conclusões.
- Participar do feedback dado pelo professor.