Aula sobre Transmissao E Recepcao De Imagem E Som

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A transmissão e recepção de imagem e som são processos muito importantes para a comunicação humana e têm evoluído ao longo do tempo. Desde a invenção da televisão até a tecnologia digital, os meios de transmissão e recepção de imagem e som têm se aprimorado e mudado como nos comunicamos e nos relacionamos com o mundo.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Problematização

    Inicie a aula fazendo uma rodada de perguntas para que os alunos reflitam sobre como a transmissão e recepção de imagem e som acontecem.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Em grupos, os alunos deverão pesquisar e discutir como os meios de transmissão e recepção de imagem e som funcionavam antes da era digital, utilizando recursos analógicos.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos deverão apresentar as alternativas encontradas e selecionar uma delas para desenvolver em sua proposta de diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Os grupos deverão criar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, descrevendo a alternativa selecionada e como ela funciona.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Os grupos deverão apresentar seus diários de bordo para a turma, explicando a alternativa selecionada e como ela funciona.

  6. Etapa 6 - Experimentação

    Proponha uma atividade prática para que os alunos possam experimentar como a transmissão e recepção de imagem e som acontecem utilizando recursos analógicos.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Os alunos deverão discutir em grupo sobre as experiências realizadas na etapa anterior e relacioná-las com o conteúdo estudado na aula.

    Dicas: Para dinamizar a aula utilize o modelo de diário de bordo abaixo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar e executar experimentos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a evolução dos meios de transmissão e recepção de imagem e som.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa e apresentação dos diários de bordo.
  • Habilidade dos alunos em realizar a atividade prática proposta.

Ações do professor

  • Estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação dos diários de bordo.
  • Propor atividades práticas para que os alunos possam experimentar o conteúdo estudado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisa e criar o diário de bordo em grupo.
  • Realizar a atividade prática proposta e discutir os resultados com os colegas.