Aula sobre Transmissao E Recepcao De Imagem E Som

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nessa aula, vamos aprender sobre a transmissão e recepção de imagem e som. Vamos entender como esses processos acontecem e sua importância em nosso dia a dia. Pode-se trabalhar como funciona a recepção dos aparelhos de rádio e tv e tais adventos mudaram a forma dos seres humanos de se comunicarem.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem como é possível ver e ouvir coisas que estão longe de nós. Em seguida, explique brevemente sobre a transmissão e recepção de imagem e som e sua importância no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia sobre a transmissão e recepção de imagem e som, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos reflitam sobre suas próprias experiências e sentimentos em relação ao tema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre os processos de transmissão e recepção de imagem e som, buscando entender como ocorrem e quais tecnologias são utilizadas.

  4. Etapa 4 - Experimento

    Os alunos devem realizar um experimento para evidenciar que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina. Utilize materiais simples, como cartolina, lâmpadas coloridas e papel celofane para realizar o experimento.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo os resultados do experimento e refletir sobre como a transmissão e recepção de imagem e som estão presentes em nossa vida cotidiana.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar os resultados do experimento e suas reflexões sobre o tema para a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula e reforce a importância da transmissão e recepção de imagem e som em nosso dia a dia e como a compreensão desses processos pode nos ajudar a entender melhor o mundo ao nosso redor.

    Dicas: Para dinamizar a aula, você poderá se basear no modelo de mapa de empatia disponibilizado abaixo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de planejar e executar experimentos.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da transmissão e recepção de imagem e som no cotidiano.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e apresentar resultados de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Realização do experimento de forma correta e objetiva.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados e reflexões sobre o tema.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Orientar os alunos na realização do experimento.
  • Promover a reflexão e o debate sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente nas atividades propostas.
  • Realizar o experimento de forma correta e objetiva.
  • Trabalhar em grupo e apresentar resultados de forma clara e objetiva.