Aula sobre Transmissao E Recepcao De Imagem E Som
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A transmissão e recepção de imagem e som são processos fundamentais para a comunicação humana. Desde as primeiras transmissões de rádio até a televisão e a internet, a tecnologia tem sido aprimorada para podermos receber informações e entretenimento em nossas casas. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre os princípios de como a imagem e o som são transmitidos e recebidos.
Etapa 1 - Check-in
Organize uma roda de conversa para que os alunos compartilhem o que sabem sobre transmissão e recepção de imagem e som. Faça também perguntas para incentivar a participação dos alunos.Etapa 2 - Apresentação do conteúdo
Apresente o conteúdo sobre transmissão e recepção de imagem e som utilizando recursos analógicos, como cartazes e desenhos explicativos.Etapa 3 - Experimentação
Proponha aos alunos a realização de experimentos para entender como a imagem e o som são transmitidos e recebidos. É importante utilizar recursos analógicos, como câmeras escuras e fones de ouvido.Etapa 4 - Registro de aprendizagem
Os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir os resultados dos experimentos e compartilhar suas anotações.Etapa 6 - Check-out
Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo a perguntas sobre o que aprenderam na aula.Etapa 7 - Avaliação
O professor irá avaliar a participação dos alunos na aula, o preenchimento do modelo de registro de aprendizagem e a compreensão do conteúdo.
Intencionalidades pedagógicas
- Auxiliar no desenvolvimento das habilidades
- Incentivar a argumentação dos alunos e a discussão em grupo.
- Avaliar a aprendizagem dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Desenvolver o registro de aprendizagem
- Compreensão dos resultados.
Ações do professor
- Orientar os alunos na discussão em grupo.
- Estimular a troca de ideias entre os alunos.
- Planejar e executar experimentos relacionados ao tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Compartilhar suas anotações e resultados.
- Reconhecer o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema.