Tratado Antártico e Protocolo de Madri
Como garantir que a Antártica não seja ocupada ou explorada? Nessa aula de Geografia, vamos conhecer dois instrumentos importantes na garantia da conservação e manutenção desse território.
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
O continente antártico não pertence a nenhum país. Por causa de alguns tratados, algumas atividades são permitidas nesse território. Que atividades são essas?
Atividade completaA)
Mineração e exploração de petróleo.B) Atividades pacíficas destinadas a pesquisas científicas.
C) Atividades pacíficas destinadas a pesquisas científicas, pesca e turismo.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Projetos:
O Tratado Antártico foi assinado em 1959 e estabeleceu a Antártica como uma área de cooperação científica e pacífica entre os países signatários. O Protocolo de Madri, por sua vez, foi assinado em 1991 e proíbe atividades de exploração mineral na Antártica. Esses acordos têm grande importância geopolítica e ambiental, especialmente para os países da América do Sul. Nesta atividade, vamos analisar o papel da Antártica no contexto geopolítico e ambiental, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 7 etapas:
4. Gamificação:
O Tratado Antártico é um acordo internacional assinado em 1959, e estabelece a Antártica como uma área destinada à pesquisa científica e à cooperação internacional pacífica. O Protocolo de Madri, por sua vez, foi assinado em 1991 e proíbe a exploração mineral na Antártica por pelo menos 50 anos. Ambos os acordos são importantes para a preservação da Antártica e para a cooperação entre os países. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro que aborde o tema do Tratado Antártico e do Protocolo de Madri.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 7 etapas:
5. Sala de Aula Invertida:
O Tratado Antártico e o Protocolo de Madri são acordos internacionais que regem a Antártica, um continente sem governo e com grande importância ambiental e territorial.Atividade completaPara o desenvolvimento dessa atividade, ela será dividida em 7 etapas:
6. Aprendizagem Entre Pares:
O Tratado Antártico é um acordo internacional assinado em 1959 e procura garantir a paz e a cooperação entre os países que possuem interesse na Antártica, além de proteger o meio ambiente e promover a pesquisa científica na região. Já o Protocolo de Madri é um acordo complementar ao Tratado Antártico, assinado em 1991 e procura proteger ainda mais o meio ambiente na região.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 7 etapas:
7. Design Sprint:
O Tratado Antártico é um acordo internacional que estabelece a Antártica como uma área livre de militarização e exploração econômica, destinada exclusivamente para fins pacíficos e científicos. O Protocolo de Madri é um acordo que reforça as medidas de proteção ambiental na Antártica. Ambos os acordos são importantes para a preservação da Antártica e para a cooperação internacional.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 7 etapas:
8. Ensino Híbrido:
O Tratado Antártico é um acordo internacional que estabelece a Antártica como uma área livre de militarização e exploração econômica, destinada exclusivamente à pesquisa científica e à cooperação internacional. O Protocolo de Madri, por sua vez, proíbe a exploração mineral na Antártica por pelo menos 50 anos. Esses acordos têm grande importância geopolítica e ambiental, especialmente para os países da América do Sul, com interesse na região.Atividade completaA atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: