Aula sobre Tratado Antartico E Protocolo De Madri

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O Tratado Antártico foi assinado em 1959 e estabeleceu a Antártica como uma área de cooperação científica e pacífica entre os países signatários. O Protocolo de Madri, por sua vez, foi assinado em 1991 e proíbe atividades de exploração mineral na Antártica. Esses acordos têm grande importância geopolítica e ambiental, especialmente para os países da América do Sul. Nesta atividade, vamos analisar o papel da Antártica no contexto geopolítico e ambiental, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização

    Apresente o tema e faça uma breve explicação dos acordos internacionais sobre a Antártica.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e oriente eles para a criação do modelo de avaliação por pares.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e discussão em grupo

    Incentive os alunos a realizarem uma pesquisa sobre os aspectos geopolíticos e ambientais da Antártica. Em seguida, cada grupo realiza uma discussão sobre os pontos pesquisados.

  4. Etapa 4 - Elaboração dos argumentos e apresentação

    Os estudantes irão elaborar argumentos para estruturar sua apresentação sobre o papel da Antártica no contexto geopolítico e ambiental.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Agora os estudantes irão avaliar os grupos com base nos critérios estabelecidos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Promova uma reflexão sobre a importância da cooperação internacional para a preservação ambiental.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Para finalizar, realize feedbacks sobre os grupos e oriente para a continuidade do trabalho em casa, com a elaboração de um texto individual sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade.
  • Construção dos argumentos: qualidade e coerência dos argumentos apresentados.
  • Apresentação e comunicação: clareza e objetividade na apresentação dos argumentos.
  • Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo.
  • Participação individual: participação ativa e efetiva de cada aluno no grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar os acordos internacionais sobre a Antártica.
  • Dividir a turma em grupos e orientar a criação do modelo de avaliação por pares.
  • Acompanhar e orientar o trabalho dos grupos, tirando dúvidas e estimulando a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos grupos com base nos critérios estabelecidos.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o tema e a importância da cooperação internacional para a preservação ambiental.

Ações do aluno

  • Organizar-se em grupos e criar o modelo de avaliação por pares.
  • Pesquisar e discutir em grupo os aspectos geopolíticos e ambientais da Antártica.
  • Elaborar argumentos e apresentar a análise do papel da Antártica no contexto geopolítico e ambiental.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos com base nos critérios estabelecidos.
  • Refletir sobre a importância da cooperação internacional para a preservação ambiental.