Aula sobre Tratado Antartico E Protocolo De Madri
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O Tratado Antártico foi assinado em 1959 e estabeleceu a Antártica como uma área de cooperação científica e pacífica entre os países signatários. O Protocolo de Madri, por sua vez, foi assinado em 1991 e proíbe atividades de exploração mineral na Antártica. Esses acordos têm grande importância geopolítica e ambiental, especialmente para os países da América do Sul. Nesta atividade, vamos analisar o papel da Antártica no contexto geopolítico e ambiental, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização
Apresente o tema e faça uma breve explicação dos acordos internacionais sobre a Antártica.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e oriente eles para a criação do modelo de avaliação por pares.Etapa 3 - Pesquisa e discussão em grupo
Incentive os alunos a realizarem uma pesquisa sobre os aspectos geopolíticos e ambientais da Antártica. Em seguida, cada grupo realiza uma discussão sobre os pontos pesquisados.Etapa 4 - Elaboração dos argumentos e apresentação
Os estudantes irão elaborar argumentos para estruturar sua apresentação sobre o papel da Antártica no contexto geopolítico e ambiental.Etapa 5 - Avaliação
Agora os estudantes irão avaliar os grupos com base nos critérios estabelecidos.Etapa 6 - Reflexão
Promova uma reflexão sobre a importância da cooperação internacional para a preservação ambiental.Etapa 7 - Conclusão
Para finalizar, realize feedbacks sobre os grupos e oriente para a continuidade do trabalho em casa, com a elaboração de um texto individual sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a atividade.
- Construção dos argumentos: qualidade e coerência dos argumentos apresentados.
- Apresentação e comunicação: clareza e objetividade na apresentação dos argumentos.
- Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo.
- Participação individual: participação ativa e efetiva de cada aluno no grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar os acordos internacionais sobre a Antártica.
- Dividir a turma em grupos e orientar a criação do modelo de avaliação por pares.
- Acompanhar e orientar o trabalho dos grupos, tirando dúvidas e estimulando a colaboração entre os alunos.
- Avaliar o desempenho dos grupos com base nos critérios estabelecidos.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre o tema e a importância da cooperação internacional para a preservação ambiental.
Ações do aluno
- Organizar-se em grupos e criar o modelo de avaliação por pares.
- Pesquisar e discutir em grupo os aspectos geopolíticos e ambientais da Antártica.
- Elaborar argumentos e apresentar a análise do papel da Antártica no contexto geopolítico e ambiental.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos com base nos critérios estabelecidos.
- Refletir sobre a importância da cooperação internacional para a preservação ambiental.