Aula sobre Tratado Antartico E Protocolo De Madri
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O Tratado Antártico é um acordo internacional assinado em 1959 e procura garantir a paz e a cooperação entre os países que possuem interesse na Antártica, além de proteger o meio ambiente e promover a pesquisa científica na região. Já o Protocolo de Madri é um acordo complementar ao Tratado Antártico, assinado em 1991 e procura proteger ainda mais o meio ambiente na região.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a atividade explicando o que é o Tratado Antártico e o Protocolo de Madri, bem como sua importância para a região e para os países da América do Sul.Etapa 2 - Divisão da turma em duplas
Divida a turma em duplas e entregue para cada dupla uma folha de papel A3 e canetas coloridas.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Cada dupla deve criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Oriente os alunos a utilizarem as informações apresentadas na aula e a realizarem pesquisas complementares, se necessário.Etapa 4 - Troca de mapas
As duplas devem trocar seus mapas com outra dupla e avaliar o trabalho do colega, apontando pontos fortes e pontos a serem melhorados.Etapa 5 - Revisão do mapa
Cada dupla deve revisar o mapa com base nas sugestões recebidas e aprimorar o trabalho.Etapa 6 - Apresentação dos mapas
Selecione algumas duplas para apresentarem seus mapas para a turma, explicando cada ideia e sub-ideia.Etapa 7 - Discussão em grupo
Após as apresentações, a turma deve discutir em grupo sobre o tema, levantando pontos de vista diferentes e trocando ideias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise dos alunos;
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral dos alunos.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza do mapa conceitual;
- Profundidade e relevância das ideias e sub-ideias apresentadas;
- Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos na criação dos mapas conceituais;
- Selecionar as duplas para apresentação dos mapas;
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas complementares sobre o tema;
- Trabalhar em dupla e colaborar com o colega;
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.