Aula sobre Tratado Antartico E Protocolo De Madri

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Tratado Antártico é um acordo internacional assinado em 1959 e procura garantir a paz e a cooperação entre os países que possuem interesse na Antártica, além de proteger o meio ambiente e promover a pesquisa científica na região. Já o Protocolo de Madri é um acordo complementar ao Tratado Antártico, assinado em 1991 e procura proteger ainda mais o meio ambiente na região.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade explicando o que é o Tratado Antártico e o Protocolo de Madri, bem como sua importância para a região e para os países da América do Sul.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em duplas

    Divida a turma em duplas e entregue para cada dupla uma folha de papel A3 e canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada dupla deve criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Oriente os alunos a utilizarem as informações apresentadas na aula e a realizarem pesquisas complementares, se necessário.

  4. Etapa 4 - Troca de mapas

    As duplas devem trocar seus mapas com outra dupla e avaliar o trabalho do colega, apontando pontos fortes e pontos a serem melhorados.

  5. Etapa 5 - Revisão do mapa

    Cada dupla deve revisar o mapa com base nas sugestões recebidas e aprimorar o trabalho.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas

    Selecione algumas duplas para apresentarem seus mapas para a turma, explicando cada ideia e sub-ideia.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma deve discutir em grupo sobre o tema, levantando pontos de vista diferentes e trocando ideias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza do mapa conceitual;
  • Profundidade e relevância das ideias e sub-ideias apresentadas;
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na criação dos mapas conceituais;
  • Selecionar as duplas para apresentação dos mapas;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas complementares sobre o tema;
  • Trabalhar em dupla e colaborar com o colega;
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.