Aula sobre Tratado Antartico E Protocolo De Madri

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Tratado Antártico é um acordo internacional assinado em 1959, e estabelece a Antártica como uma área destinada à pesquisa científica e à cooperação internacional pacífica. O Protocolo de Madri, por sua vez, foi assinado em 1991 e proíbe a exploração mineral na Antártica por pelo menos 50 anos. Ambos os acordos são importantes para a preservação da Antártica e para a cooperação entre os países. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro que aborde o tema do Tratado Antártico e do Protocolo de Madri.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula fazendo uma breve explanação sobre o Tratado Antártico e o Protocolo de Madri, explicando sua importância e os países que assinaram os acordos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Definição das regras

    Cada grupo deve definir as regras do jogo, incluindo o objetivo, as ações que os jogadores devem realizar ao cair em determinadas casas, as perguntas que devem ser respondidas e as penalidades por não acertar as respostas.

  4. Etapa 4 - Criação do tabuleiro

    Cada grupo deve criar o tabuleiro com 51 casas, sendo que cada casa deve representar um aspecto relacionado ao Tratado Antártico e ao Protocolo de Madri, como, por exemplo: "países que assinaram o Tratado Antártico", "objetivos do Tratado Antártico", "proibição da exploração mineral na Antártica", entre outros.

  5. Etapa 5 - Criação das perguntas e ações

    Cada grupo deve criar 20 perguntas e 10 ações que serão utilizadas durante o jogo. As perguntas devem abordar os aspectos mais relevantes do tema, como os países que assinaram o Tratado Antártico, os objetivos do Tratado, a proibição da exploração mineral na Antártica, entre outros. As ações devem ser relacionadas aos aspectos do jogo, como, por exemplo: "avançar duas casas", "voltar uma casa", "jogar novamente", entre outras.

  6. Etapa 6 - Teste do jogo

    Cada grupo deve testar o jogo com os colegas e fazer ajustes nas regras, perguntas e ações.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Ao final da aula, cada grupo deve apresentar o jogo criado aos colegas e ao professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise do papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de criação de jogos.

Critérios de avaliação

  • Coerência das perguntas e ações com o tema do Tratado Antártico e do Protocolo de Madri.
  • Originalidade e criatividade na criação do jogo.
  • Cooperação e trabalho em equipe durante a criação do jogo.

Ações do professor

  • Explicar o tema do Tratado Antártico e do Protocolo de Madri.
  • Orientar os alunos na criação das regras, perguntas e ações do jogo.
  • Acompanhar e avaliar o desenvolvimento das atividades.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para a criação do jogo.
  • Criar perguntas e ações coerentes com o tema do Tratado Antártico e do Protocolo de Madri.
  • Testar e ajustar o jogo antes da apresentação.