Aula sobre Tratado Antartico E Protocolo De Madri
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Tratado Antártico e o Protocolo de Madri são acordos internacionais que regem a Antártica, um continente sem governo e com grande importância ambiental e territorial.
Para o desenvolvimento dessa atividade, ela será dividida em 7 etapas:
Etapa 1 - Contextualização
Inicie explicando o que é a Antártica e sua importância ambiental e territorial. Em seguida, apresente o Tratado Antártico e o Protocolo de Madri, explicando seus objetivos e principais pontos.Etapa 2 - Preparação
Os alunos deverão pesquisar sobre o Tratado Antártico e o Protocolo de Madri, utilizando livros e materiais disponíveis na sala de aula.Etapa 3 - Mapa conceitual
Os alunos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deverá ser feito em papel sulfite, com canetas coloridas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos deverão se dividir em grupos e discutir seus mapas conceituais, comparando as informações e complementando-as.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como o Tratado Antártico e o Protocolo de Madri são aplicados na prática, como a pesquisa científica na Antártica e a cooperação entre países.Etapa 6 - Apresentação
Os grupos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias centrais e sub-ideias.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os mapas conceituais e a participação dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação. Os critérios de avaliação serão: clareza das informações, organização do mapa conceitual, coerência das ideias e participação ativa nas atividades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise do papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico;
- Compreender a importância do Tratado Antártico e do Protocolo de Madri para os países da América do Sul;
- Desenvolver a habilidade de criação de mapas conceituais.
Critérios de avaliação
- Clareza das informações;
- Organização do mapa conceitual;
- Coerência das ideias;
- Participação ativa nas atividades.
Ações do professor
- Explicar o tema e seus principais pontos;
- Apresentar exemplos práticos;
- Avaliar os mapas conceituais e a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema;
- Criar mapas conceituais;
- Discutir em grupo e apresentar os mapas conceituais.