Aula sobre Tratado Antartico E Protocolo De Madri

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Tratado Antártico e o Protocolo de Madri são acordos internacionais que regem a Antártica, um continente sem governo e com grande importância ambiental e territorial.

Para o desenvolvimento dessa atividade, ela será dividida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Contextualização

    Inicie explicando o que é a Antártica e sua importância ambiental e territorial. Em seguida, apresente o Tratado Antártico e o Protocolo de Madri, explicando seus objetivos e principais pontos.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os alunos deverão pesquisar sobre o Tratado Antártico e o Protocolo de Madri, utilizando livros e materiais disponíveis na sala de aula.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deverá ser feito em papel sulfite, com canetas coloridas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão se dividir em grupos e discutir seus mapas conceituais, comparando as informações e complementando-as.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como o Tratado Antártico e o Protocolo de Madri são aplicados na prática, como a pesquisa científica na Antártica e a cooperação entre países.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos apresentarão seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias centrais e sub-ideias.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os mapas conceituais e a participação dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação. Os critérios de avaliação serão: clareza das informações, organização do mapa conceitual, coerência das ideias e participação ativa nas atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise do papel ambiental e territorial da Antártica no contexto geopolítico;
  • Compreender a importância do Tratado Antártico e do Protocolo de Madri para os países da América do Sul;
  • Desenvolver a habilidade de criação de mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Clareza das informações;
  • Organização do mapa conceitual;
  • Coerência das ideias;
  • Participação ativa nas atividades.

Ações do professor

  • Explicar o tema e seus principais pontos;
  • Apresentar exemplos práticos;
  • Avaliar os mapas conceituais e a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema;
  • Criar mapas conceituais;
  • Discutir em grupo e apresentar os mapas conceituais.