Aula sobre Triangulos E Classificacao De Triangulos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os triângulos são figuras geométricas muito presentes em nosso cotidiano, desde a construção de pontes e prédios até a decoração de objetos e roupas. Nesta aula, vamos aprender sobre as características dos triângulos e como classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que nos ajudará a desenvolver habilidades como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e explique as características dos triângulos, como a soma dos ângulos internos e a relação entre os lados. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e deverão criar um _template_ de design sprint com as 5 etapas. Eles deverão discutir e definir como irão trabalhar em equipe e como irão dividir as tarefas.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deverá escolher um tipo de triângulo para classificar, levando em consideração as medidas dos lados e dos ângulos. Eles deverão justificar a escolha e apresentar para a turma.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos deverão criar um modelo do triângulo escolhido utilizando materiais como papel, régua e compasso. Eles deverão medir os lados e os ângulos e registrar as informações. Circule pela sala auxiliando os grupos.Etapa 5 - Testar
Os grupos deverão apresentar o modelo criado e explicar como chegaram à classificação do triângulo. A turma poderá fazer perguntas e dar feedbacks. Incentive a participação de todos.Etapa 6 - Fechamento
Finalize a aula coletando dos alunos o que entenderam sobre o tema e como a metodologia os ajudou nesse processo. Retome os principais temas da aula para fixar o conteúdo para os alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
- Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
- Desenvolver a capacidade de identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaboração em grupo.
- Criatividade e originalidade na classificação do triângulo.
- Precisão na medição dos lados e dos ângulos.
- Clareza na apresentação e justificativa da classificação.
- Capacidade de responder perguntas e dar feedbacks.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar as características dos triângulos.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do template de design sprint.
- Acompanhar e orientar os grupos durante as etapas de decisão, prototipação e teste.
- Dar feedbacks e estimular a participação ativa dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Criar um template de design sprint com as 5 etapas.
- Escolher e justificar a escolha do tipo de triângulo a ser classificado.
- Criar um modelo do triângulo escolhido e medir os lados e os ângulos.
- Apresentar o modelo criado e explicar a classificação do triângulo.