Aula sobre Triangulos E Classificacao De Triangulos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os triângulos são figuras geométricas muito presentes em nosso cotidiano, desde a construção de pontes e edifícios até a decoração de objetos e roupas. Nesta aula, vamos aprender sobre a classificação dos triângulos em relação às medidas dos lados e dos ângulos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as características dos triângulos e como eles podem ser classificados.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos triângulos e suas classificações para a resolução de exercícios com mais de uma variável, além de serem utilizadas em cálculos mais complexos na engenharia, arquitetura, etc.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de um arquiteto, engenheiro ou designer e identifiquem as necessidades e desafios que esses profissionais enfrentam ao utilizar os triângulos e suas classificações.

    Exemplo:

    O que ele pensa e sente?

    O que ele fala e faz?

    O que ele escuta?

    O que ele vê?

    Dores:

    Ganhos:


  3. Etapa 3 - Reconhecimento de equações polinomiais de 2º grau

    Apresente exemplos de cálculos matemáticos envolvendo triângulos e suas classificações para os alunos. Eles podem trabalhar em grupos ou individualmente.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Os alunos serão separados em grupos de 3 a 5 alunos. Após isso, cada grupo irá criar seu próprio exercício de triângulos e suas classificações para os colegas resolverem.

  5. Etapa 5 - Teste

    Esse é o momento dos grupos trocarem as suas criações para que outro grupo tente resolvê-la. O intuito é que os alunos testem a solução criada pelo outro grupo, mostre se os cálculos foram possíveis de ser realizados e se a criação atende aos objetivos da aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Com base no teste, os alunos irão apresentar a resolução do exercício criado pelos demais grupos. Nesse momento eles farão as considerações finais dizendo se o exercício atendeu o objetivo da aula, quais a(s) solução(ões) encontrada(s) pelo grupo. Nesse momento, o professor pode ir corrigindo os exercícios juntamente com os alunos para que todos assimilem as matérias. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma profissão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa _Design Thinking_.
  • Incentivar a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das características dos triângulos.
  • Classificação correta dos triângulos em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
  • Participação ativa na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
  • Aplicação correta dos conhecimentos adquiridos na atividade prática.
  • Criatividade e colaboração durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da classificação dos triângulos.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para apoiar os alunos na identificação e classificação dos triângulos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Design Thinking.
  • Incentivar a aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações cotidianas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Identificar corretamente as características dos triângulos.
  • Classificar corretamente os triângulos em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
  • Aplicar corretamente os conhecimentos adquiridos na atividade prática.
  • Colaborar e discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas durante a aula e como aplicar os conhecimentos adquiridos em situações cotidianas.