Aula sobre Triangulos E Classificacao De Triangulos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula citando para os alunos que o estudo dos triângulos é fundamental para a compreensão da geometria plana. Os triângulos estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como na construção de pontes, prédios, na sinalização de trânsito, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância de resolver problemas que envolvam triângulos e suas classificações. Em seguida, explique a metodologia estudo de caso e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para escolherem um tema para apresentar. Oriente-os na escolha do tema, sugerindo temas relacionados ao cotidiano dos estudantes.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos irão definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Circule pela sala ajudando os alunos que possuem dúvidas.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos irão realizar entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Eles poderão circular pela escola durante o horário de aula e intervalo para conseguir entrevistar as pessoas. A quantidade de pessoas pesquisadas deve ser igual para todos os grupos, estipule esse valor em conjunto com os alunos.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Após a coleta, peça para que os alunos analisem os dados coletados e identifiquem o que causa o problema e se é possível evitá-lo.

  6. Etapa 6 - Comparação e solução

    Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Além disso, irão propor soluções para o problema identificado e discutir o que poderiam fazer para contribuir com a disseminação da informação. Estimule a participação de todos para conseguir avaliá-los.

  7. Etapa 7 - Criação de infográficos

    Os grupos irão criar infográficos para disseminar a informação obtida. Oriente-os na criação dos infográficos, sugerindo um _template_ com lacunas a serem preenchidas. Esse infógrafo será apresentado na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e propor soluções para problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
  • Qualidade da análise dos dados coletados pelos grupos.
  • Qualidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Qualidade do infográfico criado pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do estudo dos triângulos.
  • Explicar a metodologia utilizada na aula.
  • Orientar os grupos durante a realização das atividades.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
  • Fornecer feedbacks aos alunos sobre o desempenho deles.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado aos triângulos para trabalhar durante a aula.
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido e discutir sobre ele.
  • Realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.
  • Analisar os dados coletados e discutir sobre o que causa o problema e se é possível evitá-lo.
  • Propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação.