Aula sobre Triangulos E Classificacao De Triangulos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Inicie a aula contextualizando o tema para os alunos. Diga que os triângulos são figuras geométricas muito importantes e presentes em nosso cotidiano, desde a construção de pontes e prédios até a decoração de objetos e roupas. Cite que, nesta aula, os alunos irão aprender sobre as características dos triângulos e como classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos. Para isso, utilizarão a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema. O objetivo é tornar a aula mais dinâmica e envolvente, permitindo que os alunos aprendam de forma mais significativa.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância dos triângulos em nosso cotidiano. Em seguida, fale como a metodologia ‘Rotação por estações’ irá funcionar na aula. Divida a turma em três grupos e explique como funcionará a rotação por estações.Etapa 2 - Estação 1 - Características dos triângulos
Os alunos irão realizar uma atividade em que deverão identificar as características dos triângulos, como número de lados, ângulos e medidas dos lados. Para isso, mostre algumas figuras geométricas e os alunos deverão classificá-las conforme as características.Etapa 3 - Estação 2 - Classificação dos triângulos pelos lados
Os alunos irão realizar uma atividade em que deverão classificar os triângulos conforme as medidas dos lados. Disponibilize figuras geométricas e os alunos deverão identificar se são triângulos equiláteros, isósceles ou escalenos.Etapa 4 - Estação 3 - Classificação dos triângulos pelos ângulos
Os alunos irão realizar uma atividade em que deverão classificar os triângulos conforme os ângulos. Mostre as figuras geométricas e os alunos deverão identificar se são triângulos retângulos, obtusângulos ou acutângulos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir as atividades realizadas e tirar dúvidas. Circule pela sala para auxiliar e esclarecer as dúvidas dos alunos.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados das atividades realizadas e o professor irá fazer uma síntese do conteúdo abordado.Etapa 7 - Encerramento
Feche a aula promovendo uma reflexão sobre a importância do tema e como ele pode ser aplicado em nosso cotidiano. Peça para os alunos compartilharem o que aprenderam com a atividade e qual a importância do tema para seu cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a interação entre os alunos e o professor.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.
- Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das características dos triângulos.
- Classificação correta dos triângulos em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.
- Compreensão do tema e sua aplicação em situações cotidianas.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na realização das atividades.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Esclarecer dúvidas e auxiliar os alunos na construção do conhecimento.
- Fazer uma síntese do conteúdo abordado e sua aplicação em situações cotidianas.
Ações do aluno
- Identificar corretamente as características dos triângulos.
- Classificar corretamente os triângulos em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.
- Compreender o tema e sua aplicação em situações cotidianas.