Aula sobre Triangulos E Classificacao De Triangulos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula contextualizando o tema para os alunos. Diga que os triângulos são figuras geométricas muito importantes e presentes em nosso cotidiano, desde a construção de pontes e prédios até a decoração de objetos e roupas. Cite que, nesta aula, os alunos irão aprender sobre as características dos triângulos e como classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos. Para isso, utilizarão a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema. O objetivo é tornar a aula mais dinâmica e envolvente, permitindo que os alunos aprendam de forma mais significativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos triângulos em nosso cotidiano. Em seguida, fale como a metodologia ‘Rotação por estações’ irá funcionar na aula. Divida a turma em três grupos e explique como funcionará a rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Características dos triângulos

    Os alunos irão realizar uma atividade em que deverão identificar as características dos triângulos, como número de lados, ângulos e medidas dos lados. Para isso, mostre algumas figuras geométricas e os alunos deverão classificá-las conforme as características.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Classificação dos triângulos pelos lados

    Os alunos irão realizar uma atividade em que deverão classificar os triângulos conforme as medidas dos lados. Disponibilize figuras geométricas e os alunos deverão identificar se são triângulos equiláteros, isósceles ou escalenos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Classificação dos triângulos pelos ângulos

    Os alunos irão realizar uma atividade em que deverão classificar os triângulos conforme os ângulos. Mostre as figuras geométricas e os alunos deverão identificar se são triângulos retângulos, obtusângulos ou acutângulos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir as atividades realizadas e tirar dúvidas. Circule pela sala para auxiliar e esclarecer as dúvidas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados das atividades realizadas e o professor irá fazer uma síntese do conteúdo abordado.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Feche a aula promovendo uma reflexão sobre a importância do tema e como ele pode ser aplicado em nosso cotidiano. Peça para os alunos compartilharem o que aprenderam com a atividade e qual a importância do tema para seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a interação entre os alunos e o professor.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das características dos triângulos.
  • Classificação correta dos triângulos em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.
  • Compreensão do tema e sua aplicação em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na realização das atividades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Esclarecer dúvidas e auxiliar os alunos na construção do conhecimento.
  • Fazer uma síntese do conteúdo abordado e sua aplicação em situações cotidianas.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente as características dos triângulos.
  • Classificar corretamente os triângulos em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.
  • Compreender o tema e sua aplicação em situações cotidianas.