Aula sobre Triangulos E Classificacao De Triangulos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando para os alunos que eles irão aprender sobre triângulos e sua classificação em relação às medidas dos lados e dos ângulos. Os triângulos são figuras geométricas muito presentes em nosso cotidiano, como em construções, artes e até mesmo em objetos do dia a dia, como setas de sinalização.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos triângulos em nosso cotidiano. Em seguida, explique a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos deverão assistir a um vídeo previamente selecionado pelo professor sobre triângulos e sua classificação. Em seguida, deverão fazer anotações e tirar dúvidas para a próxima etapa.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos deverão apresentar seus _templates_ para a turma, explicando o que colocaram em cada campo. Faça comentários e tire dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de triângulos e sua classificação, como a construção de uma casa, a arte de Escher e objetos do dia a dia. Os alunos deverão fazer anotações e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos deverão realizar uma atividade prática de classificação de triângulos, utilizando régua e transferidor. Auxilie-os e tire possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos abordados e tirando dúvidas finais. Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do _templates._
  • Promover a interação e a troca de conhecimentos entre os alunos durante a apresentação dos mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do _templates_.
  • Qualidade da apresentação do _templates_.
  • Desempenho na atividade prática de classificação de triângulos.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia da Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e na atividade prática.
  • Fazer comentários e tirar dúvidas durante a apresentação dos _templates_.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo previamente selecionado pelo professor.
  • Criar um mapa conceitual sobre triângulos e sua classificação.
  • Participar ativamente da apresentação dos _templates_.