Aula sobre Trilha Sonora

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A música está presente em nosso cotidiano de diversas formas, seja como trilha sonora de um filme, de uma propaganda, em um jogo de videogame, em uma festa ou até mesmo em uma aula de educação física. A trilha sonora é a música que acompanha uma cena ou um momento específico, e tem o poder de influenciar as emoções e a percepção do público. Nesta aula, os alunos irão explorar como a trilha sonora é utilizada em diferentes contextos, criando um mapa conceitual que ajudará a entender como a música pode ser usada para transmitir ideias e sensações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando o que é uma trilha sonora e como ela funciona. Ele pode usar exemplos de filmes, jogos ou propagandas para mostrar como a música pode mudar a percepção do público sobre uma cena ou um produto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um tema para criar um mapa conceitual sobre a trilha sonora. Eles devem escolher uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade. Você pode dar exemplos de temas, como "A trilha sonora em filmes de terror" ou "A importância da trilha sonora em jogos de videogame".

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre o tema escolhido, buscando informações sobre como a trilha sonora é utilizada em diferentes contextos. Eles podem usar a internet, livros ou entrevistas com profissionais da área.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos se reúnem para discutir as informações coletadas e definir as sub-ideias do mapa conceitual. Incentive a troca de ideias e o debate sobre as diferentes perspectivas.

  5. Etapa 5 - Criação do mapa conceitual

    Com as sub-ideias definidas, os grupos criam o mapa conceitual, utilizando uma ferramenta digital ou papel e caneta. Circule pela sala para ajudar os alunos e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresenta seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Você pode incentivar a interação entre os grupos, fazendo perguntas e incentivando o debate.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares ajudou a desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar criticamente diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica da trilha sonora em diferentes contextos;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de síntese e organização de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual;
  • Coerência entre a ideia central e as sub-ideias escolhidas;
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos;
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual;
  • Participação ativa nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da aula e como a metodologia será aplicada;
  • Estimular a participação ativa dos alunos;
  • Incentivar a colaboração e o debate entre os grupos;
  • Acompanhar a criação dos mapas conceituais e tirar dúvidas;
  • Fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia ajudou no processo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual;
  • Realizar uma pesquisa de qualidade sobre o tema escolhido;
  • Compartilhar ideias e debater com os colegas;
  • Criar um mapa conceitual claro e objetivo;
  • Participar ativamente das discussões em grupo.