Aula sobre Trilha Sonora

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A trilha sonora é um elemento fundamental em filmes, séries, jogos, entre outros. Ela é responsável por criar a atmosfera da cena, transmitir emoções e sentimentos, além de ser uma importante ferramenta narrativa. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância da trilha sonora e como ela é criada, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. Será proposto aos alunos que criem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “que bom”, “que pena” e “que tal”, para avaliar a atividade e desenvolver habilidades de análise crítica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e contextualizar a importância da trilha sonora em diferentes mídias, como filmes, séries e jogos. Compartilhe exemplos de trilhas sonoras famosas e como elas contribuem para a narrativa.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo (15 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir a importância da trilha sonora em diferentes mídias. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação da trilha sonora (30 minutos)

    Os alunos irão criar uma trilha sonora para uma cena de um filme ou jogo escolhido pelo professor. Eles deverão pensar nos elementos sonoros que irão utilizar, como instrumentos musicais, efeitos sonoros, entre outros.

  4. Etapa 4 - Apresentação da trilha sonora (15 minutos)

    Cada grupo irá apresentar sua trilha sonora para a turma, explicando as escolhas feitas e como elas contribuem para a narrativa.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs (30 minutos)

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena” e “que tal”, para avaliar a atividade e desenvolver habilidades de análise crítica.

  6. Etapa 6 - Avaliação da atividade (20 minutos)

    Os alunos irão utilizar o template criado na etapa anterior para avaliar a atividade e apresentar suas conclusões para a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre a aula reforçando a importância da trilha sonora e como ela pode ser utilizada em diferentes mídias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise crítica
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos
  • Desenvolver habilidades musicais e sonoras
  • Estimular a expressão e a comunicação dos alunos

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação da trilha sonora
  • Coerência entre a trilha sonora e a narrativa
  • Participação e colaboração em grupo
  • Utilização adequada dos elementos sonoros
  • Análise crítica da atividade através do template de Dinâmica dos 3 Qs

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da trilha sonora
  • Dividir os alunos em grupos para discutir o tema
  • Orientar os alunos na criação da trilha sonora
  • Estimular a colaboração e a interação entre os alunos
  • Avaliar a atividade e fornecer feedback aos alunos

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo
  • Criar uma trilha sonora para uma cena escolhida pelo professor
  • Apresentar a trilha sonora para a turma
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade
  • Avaliar a atividade através do template criado.