Aula sobre Trilha Sonora

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A trilha sonora é um elemento importante na construção de filmes, séries, documentários e jogos. Ela é responsável por criar a atmosfera, transmitir emoções e intensificar a experiência do espectador. Nesta aula, vamos explorar a importância da trilha sonora e como ela é criada.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é uma trilha sonora e sua importância na produção audiovisual. Em seguida, deve apresentar o objetivo da aula e a metodologia que será utilizada.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia sobre um personagem fictício que será criado em conjunto pela turma. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender como a trilha sonora pode influenciar a percepção do personagem.

  3. Etapa 3 - Análise de exemplos

    Apresente exemplos de trilhas sonoras de filmes, séries e jogos, e peça que os alunos identifiquem como a música contribui para a narrativa e a emoção transmitida.

  4. Etapa 4 - Criação da trilha sonora

    Os alunos devem criar uma trilha sonora para uma cena de um filme ou jogo, utilizando apenas instrumentos e objetos disponíveis em sala de aula. O objetivo é estimular a criatividade e a experimentação.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar suas trilhas sonoras e explicar as escolhas feitas. Estimule a discussão e a análise crítica das criações.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o processo de criação da trilha sonora e como a metodologia utilizada contribuiu para o aprendizado.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância da trilha sonora na produção audiovisual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a experimentação dos alunos.
  • Estimular a análise crítica de exemplos de trilhas sonoras.
  • Explorar diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos durante a aula.
  • Qualidade da criação da trilha sonora.
  • Análise crítica e reflexão sobre o processo de criação.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos e objetivos da aula.
  • Estimular a discussão e a análise crítica.
  • Orientar os alunos na criação da trilha sonora.
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
  • Avaliar as criações e a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Identificar elementos importantes na análise de exemplos de trilhas sonoras.
  • Criar uma trilha sonora criativa e coerente com a cena escolhida.
  • Analisar criticamente as criações dos colegas.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem.