Aula sobre Trilha Sonora

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A trilha sonora é uma parte importante da experiência cinematográfica e televisiva. Ela ajuda a criar o clima emocional e a estabelecer a atmosfera de uma cena. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro sobre trilha sonora, utilizando apenas recursos analógicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da trilha sonora em filmes e programas de TV. Também mostre exemplos de trilhas sonoras famosas e discuta como elas afetam a experiência do espectador.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e dê as instruções para a criação do jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Definição das regras

    Os grupos terão que definir as regras do jogo, incluindo o número de jogadores, o objetivo do jogo e as ações dos cards.

  4. Etapa 4 - Criação do tabuleiro

    Os grupos criarão o tabuleiro do jogo, incluindo as casas e as ilustrações.

  5. Etapa 5 - Criação dos cards

    Os grupos criarão os cards de perguntas e ações do jogo.

  6. Etapa 6 - Teste do jogo

    Os grupos testarão o jogo e farão ajustes nas regras, no tabuleiro e nos cards.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos

    Os grupos apresentarão seus jogos para a turma e discutirão as escolhas que fizeram.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância da trilha sonora em filmes e programas de TV.
  • Desenvolver habilidades de apresentação em público.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades.
  • Compreensão do papel da trilha sonora em filmes e programas de TV.
  • Habilidade de pensar criticamente sobre as escolhas feitas.

Ações do professor

  • Discutir exemplos de trilhas sonoras famosas.
  • Orientar os grupos na criação do tabuleiro.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo.
  • Compreender o papel da trilha sonora em filmes e programas de TV.
  • Trabalhar em equipe.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Discutir as escolhas feitas e pensar criticamente sobre elas.