Aula sobre Trilha Sonora

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A trilha sonora é uma parte fundamental de qualquer produção audiovisual, seja um filme, uma série, um jogo ou um comercial. Ela é responsável por criar a atmosfera e transmitir emoções ao espectador, além de ser um elemento importante na construção da identidade da obra.

  1. Etapa 1 - Estação 1 - O que é trilha sonora? (20 minutos)

    \- O professor prepara um material com informações sobre o que é trilha sonora e como ela é criada.

    \- Os alunos leem o material e respondem a algumas perguntas sobre o assunto.


  2. Etapa 2 - Estação 2 - Como a trilha sonora influencia a percepção do público? (20 minutos)

    \- O professor prepara um material com exemplos de como a trilha sonora pode mudar a percepção do público sobre uma cena.

    \- Os alunos assistem a alguns trechos de filmes ou séries com trilhas sonoras diferentes e discutem as diferenças.


  3. Etapa 3 - Estação 4 - Como criar uma trilha sonora? (20 minutos)

    \- O professor apresenta algumas técnicas de criação de trilha sonora, como a escolha de instrumentos, a criação de temas musicais, etc.

    \- Os alunos criam uma trilha sonora para uma cena de um filme ou série.


  4. Etapa 4 - Apresentação das trilhas sonoras (20 minutos)

    \- Os alunos apresentam suas trilhas sonoras para a turma.

    \- A turma discute as diferenças entre as trilhas sonoras e como elas influenciam a percepção da cena.


  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs (20 minutos)

    \- Os alunos preenchem o template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal, avaliando a atividade realizada até agora.

    \- O professor coleta os templates e faz uma análise geral das avaliações.


  6. Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)

    \- O professor faz uma síntese da aula e reforça a importância da trilha sonora.

    \- Os alunos fazem uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.

    \-


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explorar e analisar criticamente diferentes meios culturais de circulação da música e do conhecimento musical.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de trilhas sonoras.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica da influência da trilha sonora na percepção do público.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de trilha sonora.
  • Capacidade de análise crítica da influência da trilha sonora.
  • Criatividade e habilidade na criação de uma trilha sonora.
  • Participação e reflexão crítica dos alunos.
  • Habilidade de apresentação e participação na discussão.

Ações do professor

  • Preparar materiais com informações sobre o tema.
  • Orientar os alunos nas atividades.
  • Coletar e analisar os templates da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação e a reflexão crítica dos alunos.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância do tema.

Ações do aluno

  • Ler e responder às perguntas sobre o material apresentado.
  • Assistir aos trechos de filmes ou séries e discutir as diferenças entre as trilhas sonoras.
  • Criar uma trilha sonora para uma cena de um filme ou série.
  • Preencher o template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar suas trilhas sonoras e participar da discussão.