Trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente

Quando você escuta continente africano o que imagina? Nessa aula de História vamos conhecer um dos impérios africanos: Tombuctu! Bora lá?! 🤴🏿


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    No mercantilismo, as metrópoles usavam muitas práticas pra obter lucro. O que era o protecionismo?

    A) Prática em que as vendas ao exterior (exportações) deviam ser maiores que as compras do exterior (importações).

    B) Cobrança de altas taxas sobre produtos importados, protegendo os produtos feitos no reino ou nas colônias.

    C) Proteção militar que a metrópole dava às colônias.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Design Sprint:

    Neste momento, os alunos irão aprender sobre as trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Este tema é importante para entendermos como as relações comerciais entre diferentes regiões do mundo se desenvolveram ao longo da história. Além disso, a metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de produtos que são importados ou exportados pelo Brasil e como essas trocas comerciais afetam a economia do país.
    Atividade completa
  4. 4. Design Thinking:

    Neste momento, os alunos irão aprender sobre as trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Este tema é importante para entendermos como as relações comerciais entre diferentes regiões do mundo se desenvolveram ao longo da história. Além disso, a metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as diferentes perspectivas envolvidas nas trocas comerciais. Para tornar o tema mais próximo da realidade dos alunos, exemplos práticos serão apresentados, como a importância do comércio para a economia local e global.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    Vamos explorar as trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Vamos entender como essas trocas influenciaram a economia e a cultura dessas regiões e como os europeus se inseriram nesse contexto. Para tornar o momento mais envolvente e didático, vamos utilizar a metodologia ativa de gamificação. Os alunos serão desafiados a criar um jogo que registre as informações mais importantes sobre o tema, como objetivo, desafios, níveis e recompensas. Dessa forma, eles vão aprender de forma lúdica e criativa.
    Atividade completa
  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Neste momento, os alunos irão aprender sobre as trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente, e como os europeus buscaram dominar o mundo atlântico por meio de suas lógicas mercantis. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de produtos que são importados e exportados atualmente, como o café, o açúcar, o petróleo, entre outros. É importante destacar que essas trocas comerciais não são novas, e que elas já aconteciam há séculos atrás. Explique como essas trocas eram realizadas na época, e como elas influenciaram a história do continente africano e do Oriente. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    Os alunos irão aprender sobre as trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Este tema é importante para entendermos como as relações comerciais entre diferentes regiões do mundo foram estabelecidas ao longo da história. Além disso, a metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos que irão percorrer todas as estações. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de aprender de forma mais dinâmica e participativa. Os alunos podem pesquisar sobre a importância do comércio internacional nos dias atuais e como ele afeta a economia do país.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    Os alunos irão aprender sobre as trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Esse tema é importante para entendermos como as relações comerciais foram estabelecidas ao longo da história e como elas influenciaram a economia mundial. Para tornar o momento mais envolvente, apresente exemplos práticos, como a importação de produtos asiáticos para o Brasil, ou a exportação de produtos brasileiros para a África. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio ao conteúdo e irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: