Aula sobre Trocas Comerciais Imperios Africanos Oriente Proximo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Neste momento, os alunos irão aprender sobre as trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Este tema é importante para entendermos como as relações comerciais entre diferentes regiões do mundo se desenvolveram ao longo da história. Além disso, a metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de produtos que são importados ou exportados pelo Brasil e como essas trocas comerciais afetam a economia do país.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e seus subtópicos, explicando a importância das trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Os alunos irão discutir em grupos sobre o que já sabem sobre o assunto e o que gostariam de aprender.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada grupo irá escolher um subtópico para trabalhar e irá esboçar ideias sobre como apresentar o tema de forma criativa e didática.Etapa 3 - Decidir
Os grupos irão apresentar suas ideias e discutir em conjunto qual será a melhor forma de apresentar o tema. Eles irão decidir qual será o formato da apresentação (vídeo, teatro, cartaz, etc.) e quais materiais serão necessários.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos irão criar um protótipo da apresentação escolhida. Eles irão trabalhar juntos para desenvolver o material necessário e ensaiar a apresentação.Etapa 5 - Testar
Os grupos irão apresentar suas criações para a turma. Após cada apresentação, haverá uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido e como a apresentação poderia ser melhorada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe
- Estimular a criatividade dos alunos
- Desenvolver habilidades de resolução de problemas
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento
- Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo
- Criatividade e originalidade na apresentação do tema
- Clareza e objetividade na apresentação
- Coerência entre o conteúdo apresentado e o subtópico escolhido
- Trabalho em equipe e colaboração entre os membros do grupo
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos
- Orientar os alunos na criação do template de design sprint
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo
- Auxiliar os grupos na criação dos protótipos
- Avaliar as apresentações dos grupos e fornecer feedback construtivo
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo
- Contribuir com ideias criativas e originais para a apresentação do tema
- Trabalhar em equipe e colaborar com os membros do grupo
- Criar um protótipo da apresentação escolhida
- Apresentar a criação do grupo para a turma e participar das discussões em grupo após cada apresentação.