Aula sobre Trocas Comerciais Imperios Africanos Oriente Proximo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Neste momento, os alunos irão aprender sobre as trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Este tema é importante para entendermos como as relações comerciais entre diferentes regiões do mundo se desenvolveram ao longo da história. Além disso, a metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as diferentes perspectivas envolvidas nas trocas comerciais. Para tornar o tema mais próximo da realidade dos alunos, exemplos práticos serão apresentados, como a importância do comércio para a economia local e global.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância das trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Os alunos serão convidados a compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher cada campo com informações sobre as diferentes perspectivas envolvidas nas trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Eles deverão identificar as principais diferenças entre as perspectivas apresentadas e discutir como essas diferenças podem afetar as trocas comerciais.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como as trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente afetaram a economia local e global. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e ideias sobre os exemplos apresentados.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Os alunos irão fazer uma síntese das informações discutidas em grupo e apresentar suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e sua capacidade de compreender as diferentes perspectivas envolvidas nas trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça o encerramento do momento reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Capacidade de compreender as diferentes perspectivas envolvidas nas trocas comerciais.
  • Habilidade em sintetizar as informações discutidas em grupo.
  • Criatividade na criação do mapa de empatia.
  • Capacidade de análise crítica dos exemplos práticos apresentados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.
  • Fornecer exemplos práticos para ilustrar o tema.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.
  • Encorajar os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Criar um mapa de empatia com informações relevantes sobre as diferentes perspectivas envolvidas nas trocas comerciais.
  • Discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia.
  • Sintetizar as informações discutidas em grupo.
  • Compartilhar suas opiniões e ideias sobre os exemplos práticos apresentados.