Aula sobre Trocas Comerciais Imperios Africanos Oriente Proximo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Neste momento, os alunos irão aprender sobre as trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente, e como os europeus buscaram dominar o mundo atlântico por meio de suas lógicas mercantis. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de produtos que são importados e exportados atualmente, como o café, o açúcar, o petróleo, entre outros. É importante destacar que essas trocas comerciais não são novas, e que elas já aconteciam há séculos atrás. Explique como essas trocas eram realizadas na época, e como elas influenciaram a história do continente africano e do Oriente. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o assunto. Os alunos serão convidados a participar e a expor suas ideias sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um líder, que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá realizar uma pesquisa sobre um império africano ou oriental que realizava trocas comerciais na época. Os alunos deverão buscar informações sobre a economia, a cultura, a política e a sociedade desses impérios.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos irão se reunir para debater sobre as trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Cada grupo deverá apresentar suas pesquisas e argumentos, e os demais grupos poderão fazer perguntas e comentários.

  5. Etapa 5 - Template de avaliação por rúbrica

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados durante o debate, e os alunos serão convidados a fazer uma reflexão sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Trabalhar em grupo e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Coerência dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Habilidade em trabalhar em grupo.
  • Qualidade do template de avaliação por rúbrica criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Estimular a pesquisa e o debate entre os grupos.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados durante o debate.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre os impérios africanos e orientais que realizavam trocas comerciais na época.
  • Participar ativamente do debate.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica para avaliar o desempenho dos grupos.
  • Trabalhar em grupo e debater ideias.
  • Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.