Aula sobre Trocas Comerciais Imperios Africanos Oriente Proximo
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Neste momento, os alunos irão aprender sobre as trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente, e como os europeus buscaram dominar o mundo atlântico por meio de suas lógicas mercantis. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de produtos que são importados e exportados atualmente, como o café, o açúcar, o petróleo, entre outros. É importante destacar que essas trocas comerciais não são novas, e que elas já aconteciam há séculos atrás. Explique como essas trocas eram realizadas na época, e como elas influenciaram a história do continente africano e do Oriente. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que irá estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize o assunto. Os alunos serão convidados a participar e a expor suas ideias sobre o tema.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um líder, que será responsável por coordenar as atividades do grupo.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo irá realizar uma pesquisa sobre um império africano ou oriental que realizava trocas comerciais na época. Os alunos deverão buscar informações sobre a economia, a cultura, a política e a sociedade desses impérios.Etapa 4 - Debate
Os grupos irão se reunir para debater sobre as trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Cada grupo deverá apresentar suas pesquisas e argumentos, e os demais grupos poderão fazer perguntas e comentários.Etapa 5 - Template de avaliação por rúbrica
Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos abordados durante o debate, e os alunos serão convidados a fazer uma reflexão sobre o que aprenderam.
Intencionalidades pedagógicas
- Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Trabalhar em grupo e debater ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
- Coerência dos argumentos apresentados pelos grupos.
- Habilidade em trabalhar em grupo.
- Qualidade do template de avaliação por rúbrica criado pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
- Dividir os alunos em grupos.
- Estimular a pesquisa e o debate entre os grupos.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
- Fazer uma síntese dos principais pontos abordados durante o debate.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre os impérios africanos e orientais que realizavam trocas comerciais na época.
- Participar ativamente do debate.
- Criar um template de avaliação por rúbrica para avaliar o desempenho dos grupos.
- Trabalhar em grupo e debater ideias.
- Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.