Aula sobre Trocas Comerciais Imperios Africanos Oriente Proximo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância das trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos que irão percorrer todas as estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - MapaOs alunos irão analisar um mapa que mostra as rotas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Eles deverão identificar as principais rotas e os produtos que eram comercializados.
Estação 2 - Comércio
Os alunos irão pesquisar sobre os produtos que eram comercializados entre os impérios africanos e o Oriente. Eles deverão identificar as principais mercadorias e como elas eram transportadas.
Estação 3 - Impacto
Os alunos irão analisar o impacto das trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Eles deverão identificar como essas trocas influenciaram a economia e a cultura dos povos envolvidos.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em seus grupos para discutir as informações que coletaram em cada estação. Eles deverão compartilhar suas descobertas e tirar dúvidas.Etapa 4 - Conclusão
Conduza uma discussão para que os alunos possam compartilhar suas conclusões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Coerência e clareza na apresentação das informações.
- Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas.
- Conduzir a discussão em grupo e estimular a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar as pesquisas e análises de forma crítica e reflexiva.
- Compartilhar suas descobertas e conclusões com os colegas.