Aula sobre Trocas Comerciais Imperios Africanos Oriente Proximo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os alunos irão aprender sobre as trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Este tema é importante para entendermos como as relações comerciais entre diferentes regiões do mundo foram estabelecidas ao longo da história. Além disso, a metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos que irão percorrer todas as estações. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de aprender de forma mais dinâmica e participativa. Os alunos podem pesquisar sobre a importância do comércio internacional nos dias atuais e como ele afeta a economia do país.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos que irão percorrer todas as estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Mapa

    Os alunos irão analisar um mapa que mostra as rotas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Eles deverão identificar as principais rotas e os produtos que eram comercializados.

    Estação 2 - Comércio

    Os alunos irão pesquisar sobre os produtos que eram comercializados entre os impérios africanos e o Oriente. Eles deverão identificar as principais mercadorias e como elas eram transportadas.

    Estação 3 - Impacto

    Os alunos irão analisar o impacto das trocas comerciais entre os impérios africanos e o Oriente. Eles deverão identificar como essas trocas influenciaram a economia e a cultura dos povos envolvidos.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em seus grupos para discutir as informações que coletaram em cada estação. Eles deverão compartilhar suas descobertas e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Conduza uma discussão para que os alunos possam compartilhar suas conclusões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Coerência e clareza na apresentação das informações.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Conduzir a discussão em grupo e estimular a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as pesquisas e análises de forma crítica e reflexiva.
  • Compartilhar suas descobertas e conclusões com os colegas.